Norte de Portugal – o que fazer, como chegar e sugestões de roteiros
O que fazer no Norte de Portugal? Uma região pouco explorada e incrivelmente linda. Você certamente vai querer conhecê-la.
Meu objetivo com esse artigo não é te fazer desistir de ir até Lisboa, até por que eu amo essa cidade e recomendo visita-la. Contudo, aqui quero mostrar que há muito o que fazer no Norte de Portugal, uma viagem além das tradicionais cidades turísticas. O Norte é digno de um roteiro divino com degustações de vinhos verdes, aventuras e muita história.
Essa viagem foi um convite da Associação de Hotéis Rurais de Portugal. Eu, a Lu do blog Turistando com a Lu, embarquei nessa aventura representando a Isa e o blog Viajapedia. Todas as opiniões aqui expressas são individuais e imparciais. A viagem está salva nos destaques de nossas contas no Instagram, veja abaixo:
Sobre Portugal:
Se você chegou no blog através desse texto, essa é sua primeira viagem a Portugal e/ou você deseja percorrer as tradicionais cidades turísticas. Recomendo começar pela leitura do texto abaixo, ele contém informações básicas e traz um roteiro pelas cidades de Lisboa, Sintra com Cascais, Óbidos, Fátima, Évora no Alentejo e Porto.
Roteiro em Portugal: 10 dias com Lisboa, Fátima, Alentejo e Porto
Lá você vai encontrar informações como a obrigatoriedade de ter seguro viagem para entrar no país, vistos, vacinas, dirigir em Portugal e muito mais.
Seguro viagem com até 10% de desconto -> Use o CUPOM TURISTANDO5 através DESTE LINK
Sobre o Norte de Portugal:
A região Norte de Portugal começa na cidade do Porto e vai até a divisa com a Espanha. As cidades mais conhecidas e mais exploradas dessa região são: Porto, Braga e Guimarães.
Contudo, há outras cidades menores e que merecem destaque total para o turismo. Região produtora de vinhos verdes, queijos artesanais, montanhas com vistas espetaculares e muita história. Tem até lenda mundialmente conhecida que é incrivelmente festejada aqui, a lenda da sexta-feira 13.
Tive a oportunidade de passar quatro dias desbravando uma parte rural do norte de Portugal. Conheci as cidades de Monção, Póvoa de Lanhoso, Montalegre e Chaves, foi uma viagem épica e apaixonante. Mas vamos lá, vou falar de cada uma delas abaixo.
Quais as cidades ao Norte de Portugal?
- Amarante
- Barcelos
- Braga
- Bragança
- Caminha
- Chaves
- Guimarães
- Monção
- Montalegre
- Parque Nacional Peneda-Gerês
- Parque Natural de Montesinho
- Porto
- Póvoa de Lanhoso
- Região do Douro
- Miranda do Douro
- Peso da Régua
- Pinhão
- Viana do Castelo
- Vidago
- Vila Real
- Vila de Ponte de Lima
Sugestões de roteiros pelo Norte de Portugal:
- 12 dias: Porto (3), Douro (2), Braga, Guimarães, Monção, Parque Nacional Peneda-Gerês, Póvoa de Lanhoso, Montalegre e Chaves
- 10 dias: Porto & Douro (4), Braga, Guimarães, Monção, Póvoa de Lanhoso, Montalegre e Chaves
- 8 dias: Porto & Douro (3), Braga, Guimarães, Monção, Póvoa de Lanhoso + Montalegre e Chaves
Como realizar esses roteiros pelo Norte de Portugal:
Minha sugestão é você alugar um carro para percorrer todas essas cidades. Você pode retirar e devolver o veículo na cidade do Porto, de onde partem os principais voos do Norte.
Outra opção é usar a cidade do Porto como base e realizar passeios bate e volta, eu gosto dessa ideia caso seja sua primeira vez em Portugal e você queira aproveitar um pouquinho do Norte.
Se sua vagem é dedicada a essa região, alugar um carro e pernoitar em algumas cidades é essencial para viver uma experiência completa.
Dicas para dirigir em Portugal
Então vamos falar um pouquinho sobre cada cidade, já seguindo uma ordem lógica para seu roteiro de viagem.
Porto e Foz do Douro:
Porto é uma cidade belíssima e muito próxima do Douro, principal rio da região. Essa área é famosa pela produção de Vinhos do Porto (plantações, processo produtivo e engarrafamento).
Você pode facilmente conhecer todas as atrações da cidade do Porto e fazer uma passeio bate e volta ao Douro em 3 dias de viagem. Mas, se puder dormir uma ou duas noites no Douro, você aproveitará melhor, terá a oportunidade de conhecer diversas caves de vinho e curtir as montanhas.
Deixo abaixo artigos com detalhes de ambas localizações.
Portugal e o que fazer na cidade do Porto em 3 dias
Passeio pelo Vale do Douro: um dia inesquecível em Portugal
Braga e Guimarães:
São as duas cidades mais visitadas por turistas brasileiros no Norte de Portugal depois do Porto. Ambas foram os berços das primeiras civilizações portuguesas.
Braga é a cidade mais antiga do país e tem um apelo católico e medieval muito forte. Guimarães também segue a mesma linha histórica, figura a lista de patrimônio mundial da UNESCO e é muito charmosa. Você pode desfrutar de restaurantes pé na calçada e curtir o clima local.
As duas cidades podem ser visitadas em 1 dia (1/2 período para cada uma delas). Em virtude da proximidade com a cidade do Porto, é bem tranquilo realizar um passeio bate e volta com almoço.
Passeio guiado até Braga e Guimarães saindo do Porto – COM almoço
Passeio guiado até Braga e Guimarães saindo do Porto – SEM almoço
Essa viagem de quatro dias que fiz para Portugal, começou com uma visita rápida ao Porto e seguindo direto para Monção. Pulamos Braga e Guimarães pois o foco era conhecer a região rural do norte.
Monção:
Monção é produtora do melhor vinho verde de Portugal, proveniente das castas Alvarinho. É uma cidade pequena, histórica, interessante e muito charmosa. Faz parte da rota rural do país e tem um hotel belíssimo para você viver experiências únicas.
Chegamos ao Hotel Convento dos Capuchos por volta das 19pm e já começamos a entender o que seriam essas experiências únicas proporcionadas pela Associação de Hotéis Rurais em conjunto com o hotel.
O hotel fez toda programação turística para nosso grupo; fizemos uma degustação de queijos e entendemos melhor sobre o “convento” em que estaríamos hospedados. No dia seguinte, depois de um café da manhã incrível, fizemos um walking tour pela cidade de Monção.
Visitamos o Museu Alvarinho, caminhamos por ruas charmosas e floridas, passamos pelo Rio Minho bem pertinho da divisa com a Espanha. Conhecemos as muralhas medievais e fechamos com uma visita ao Palácio da Brejoeira, seus jardins e suas vinhas. E claro que não podia falta uma degustação de vinhos verdes Alvarinhos produzidos no próprio palácio.
Tudo isso organizado e guiado pela Associação de Hotéis Rurais com apoio Hotel Convento dos Capuchos, que faz questão de atender as demandas dos hóspedes de maneira personalizada. Além de ser histórico, o hotel é lindo! Tem um jardim deslumbrante e uma piscina de fundo negro que vira um espelho perfeito (falarei detalhadamente sobre ele em outro artigo).
Melhor maneira e chegar até Monção é de carro alugado, saindo da cidade do Porto. Contudo, se você prefere um passeio bate e volta do Porto também é possível, veja aqui.
Parque Nacional da Peneda Gerês:
É a principal reserva natural de Portugal, recomendo incluir um passeio por aqui se você gosta de aventura e contato com a natureza. A Gallus Tour é uma empresa especialista no parque e certamente irá proporcionar os melhores passeios. Se você deseja incluir um bate e volta do Porto também é possível, veja aqui.
Pra vocês terem uma ideia de quão grande é o Parque Nacional da Peneda Gerês, a Isa do Viajapedia montou um roteiro específico pra ele e uma surpreendentemente viagem de três dias. Veja abaixo:
Roteiro de 3 dias no Parque Nacional da Peneda Gerês
Póvoa de Lanhoso:
Chegamos em Póvoa de Lanhoso no horário do almoço e fomos direto para o restaurante O Vitor. Predileto de Jorge Amado e eleito um dos 5 melhores restaurantes tradicionais de Portugal. O lugar é lindo, aconchegante, em meio a ruazinhas históricas e com o melhor bacalhau do mundo.
Na sequência visitamos o Castelo de Lanhoso e quase perdi o ar com a vista do topo dele. O castelo está cravejado na maior rocha da região e fica em um ponto bem alto. De onde você pode ver a cidade de Lanhoso, Braga e um pedacinho da Espanha.
A próxima parada foi em uma joalheria que usa a técnica Filigrana. Eu não conhecia e fiquei impressionada. São fios de ouro trabalhados delicadamente para formar desenhos impecáveis e delicados. Veja a fotos de um brinco abaixo e você vai entender quão incrível é o processo de fabricação das peças.
Primeiro estica-se o fio de ouro até ele ficar bem fininho. Depois é feito um trabalho artesanal de corte e unificação dos fiozinhos de ouro até formar desenhos. Vejam o resultado final <3
Seguimos para o Hotel Rural de Charme Maria da Fonte e fomos presenteados com o pôr do sol abraçando a lua cheia. Momentos como esse fazem desse roteiro fora do trivial perfeito. Experiências diferenciadas, contato com a natureza e uma fuga pra cidades minúsculas.
Também visitamos o Diver Lanhoso, um parque de aventuras com atividades como tirolesa, arvorismo, trilhas e muito mais. Eu sou uma pessoa quase nada aventureira mas, me dei a oportunidade de testar algo novo no Diver. Fiz uma super trilha de arvorismo e uma tirolesa de 350 metros, foi delicioso.
O prato típico da cidade é chamado de Arroz Tamboril, provamos no restaurante do hotel Maria da Fonte. Estava delicioso, foi acompanhado de vinhos tintos locais e de uma paisagem incrível pela janela.
Melhor maneira de chegar até a cidade e desfrutar dos passeios é com carro alugado. Não se preocupe se você quiser tomar um vinhozinho no almoço, acho super justo! Para isso, recomendo ir direto ao hotel e pedir que eles façam o tour privativo para você.
Hotel Maria da Fonte Vista do restaurante do hotel Arroz Tamboril Fazendo arvorismo no Diver Lanhoso
Chaves e Montalegre:
As duas cidades são bem próximas, Montalegre está no caminho entre Póvoa de Lanhoso e Chaves. Nossa passada em Montalegre foi rápida porém intensa. Conhecemos o Padre Fontes, uma criatura fofa e pura fonte de inspiração.
Padre Fontes tem 80 anos de idade, já escreveu alguns livros, gerencia seu próprio hotel rural (Hotel Rural Senhora dos Remédios), ministra missas e é um dos principais motivadores da medicina popular a base de ervas naturais.
Ele nos recebeu pessoalmente e contou sua história de vida, foi lindo demais! E pasmem; ele sofre de mal de Parkinson. Uma lição de vida, pra mim ficou a pergunta; como é que você quer estar e o que deseja ter feito na vida quando chegar aos 80 anos?
O Padre Fontes criou a lenda da sexta-feira 13 para espantar os pensamentos negativos dos moradores da cidade. Atualmente, a cidade sedia a maior festa de Halloween de Portugal, um evento memorável.
Se você estiver passando por essa região em alguma sexta-feira 13, não deixe de aproveitar. A Isa do Viajapedia conta em detalhes como é o evento aqui.
Além de conhecer o Padre Fontes, você também pode visitar o Castelo de Montalegre e o Museu Barroso que conta a história da cidade. Recomendo passar por Montalegre mas dormir em Chaves que é um pouco maior e tem um dos hotéis rurais mais lindos de Portugal.
Dormimos no Casas Novas Countryside Hotel & SPA para explorar a cidade de Chaves. O Casas Novas faz parte da Associação de Hotéis Rurais de Portugal e também tem como objetivo proporcionar experiências personalizadas aos hóspedes.
Durante essa viagem, a Associação de Hotéis Rurais escolher algumas atividades para nossa estadia em Chaves que foram organizadas juntamente com o hotel Casas Novas. Começamos com um delicioso banho de jacuzzi na piscina interna do hotel. Aproveitamos a noite para jantar por lá e fazer uma degustação de vinhos locais.
No dia seguinte, segui a risca uma dica de ouro do proprietário do hotel; acordei as 5 da manhã para apreciar o nascer do sol da sacada do quarto. Minha nossa!!! Vivi um dos espetáculos mais lindos de minha vida. Falo mais sobre esse hotel em outro artigo, um lugar perfeito!
[ Norte de Portugal ] Casas Novas Coutryside Hotel em Chaves
Tomamos um café da manhã delicioso e fomos conhecer o Pena Aventura Park. E lá fui eu, rezando para todos os santos, desci mais uma tirolesa e dessa vez ela tinha 1,5kms. Sim KMS, você leu correto!! Que sensação amigos, que paisagem! Vale cada segundo, é certamente uma experiência desafiadora porém muito gratificante.
Também aproveitamos uma trilha de bike elétrica pelo parque, respiramos ar puro e curtimos muito essa vibe natureza. Tem diversas atividades para família e inclusive para crianças pequenas.
Fechamos nosso passeio pelo Norte de Portugal com uma degustação de vinhos verdes no Pena Aventura Park. Pudemos provar vinhos verdes tintos (não gostei muito pois são adocicados) e rose (que são deliciosos).
De Chaves voltamos pra Porto e finalizamos nossa trajetória por esse lado (por enquanto). Essa região é tão encantadora, tão linda, oferece tantas atrações que eu certamente voltarei. Quer saber o que fazer em Portugal além do trivial? Vai pro Norte!!
-
A tirolesa de 1,5kms -
Trilha de bike elétrica -
Enfim, degustação de vinhos verdes <3 -
Vinho verde rose -
Degustação de azeites
Resumindo…
Conhecer o Norte de Portugal é uma viagem que foge um pouco dos tradicionais roteiros turísticos mas que também proporciona imersão cultural, histórica e gastronômica.
Além dessas cidades mencionadas aqui, há muitas outras que podem ser deliciosamente descobertas no Norte (conforme lista mencionada no inicio do texto). Ficaram de fora desse roteiro: Barcelos, Amarante, Vila de Ponte de Lima, Viana do Castelo, Caminha, Vila Real e Bragança.
SEGURO VIAGEM para PORTUGAL com até 10% de desconto – usem o cupom TURISTANDO5 e pague no boleto bancário! COMPRE AQUI!