Praias em Porto de Galinhas – UM GUIA COMPLETO!
Veja aqui quais as praias em Porto de Galinhas que não podem faltar em seu roteiro de viagem e como conhecê-las. Incluindo praias ao redor da cidade para passeios bate e volta!
Viajar com a família, sair de férias ou simplesmente curtir um feriado prolongado é tudo de bom, não é mesmo? Veja neste artigo um guia completo sobre as praias em Porto de Galinhas: um dos mais belos lugares do Brasil!
Nesse texto eu falo especificamente das praias da região, no entanto se você deseja obter mais informações de roteiros Porto de Galinhas e o que fazer por lá, veja o vídeo abaixo e acesse o link: O que fazer em Porto de Galinhas – dicas imperdíveis.
Praias em Porto de Galinhas:
Situada no município de Ipojuca e bem próximo a Recife, Porto de Galinhas é um destino procurado por milhares de pessoas do Brasil e do mundo. Um lugar incrivelmente flexível e perfeito para uma viagem em família, com filhos ou até mesmo romântica.
Repleta de piscinas naturais de águas mornas, transparentes e cheias de peixes coloridos, as praias são o cartão de visita do lugar. Quem me acompanhou pelo Instagram nesta viagem, notou quão encantada eu fiquei com o destino.
Além de poder curtir a beleza estonteante das praias em Porto de Galinhas, os turistas também podem praticar atividades como surf, mergulho, esqui aquático, wakeboard (esporte praticado com prancha tipo snowboard) e jet-ski.
Há duas regiões de praias em Porto de Galinhas e no litoral de Ipojuca. As praias centrais que são próximas a vila com excelentes opções de hotéis, e as mais afastadas que acabam sendo exploradas em passeios bate e volta.
Mas vamos lá, vamos ao que interessa, aqui quero falar pra vocês sobre as Praias em Porto de Galinhas e como escolher a melhor para o seu perfil de viagem. Vou lista-las por ordem de popularidade.
Muro Alto – a melhor praia de Porto de Galinhas:
Muro Alto possui 3kms de extensão e é repleta de barreiras de corais que emolduram a praia. Os turistas podem se deleitar com as piscinas naturais de águas calmas e mornas que se formam no lugar, proporcionando uma experiência única e inesquecível. Perfeito para crianças e uma das principais (se não a principal) da região em termos de hotelaria.
Camboa é conhecida como uma das praias em Porto de Galinhas no entanto ela é apenas uma faixa de área dentro da praia de Muro Alto. Ou seja, se você vai pra Muro Alto certamente vai conhecer Camboa.
Acesso à praia de Muro Alto:
O acesso à praia de Muro Alto é feito à partir da Rodovia PE 09 pelo Posto da Polícia Rodoviária. Parte do trajeto pode ser feito de carro ou uber, mas depois deve-se ir a pé até a beira mar. Uma opção para conhecer a praia de Muro Alto é fazer o passeio de buggy ponta a ponta, há duas opções deste tour com a Luck Receptivo:
- Passeio de Buggy Ponta a Ponta com duração de 4 horas
- Passeio de Buggy Ponta a Ponta com duração de 6 horas
Onde ficar em Muro Alto:
Existem muitos hotéis, resorts e opções de hospedagens em Muro Alto. Uma delas, é o Summerville Beach Resort, que ocupa uma área verde de 70 mil metros quadrados, integrando-se à paisagem natural do lugar.
O resort possui acomodações para todos os tipos de turistas, sem deixar de lado o conforto, a privacidade, a beleza, o excelente atendimento e tudo o mais que o hóspede precisar! Foi nele que nos hospedamos e AMAMOS tudo! Confira a #tonosummercomalu no Instagram, coloquei todas as fotos e detalhes lá.
O hotel está localizado em uma área estratégica de Muro Alto, a fim de que os turistas aproveitarem também as praias em Porto de Galinhas! O mais legal é que o Summerville Beach Resort está super apto a receber famílias com crianças de qualquer idade!.
Outras opções de hotéis excelentes em Muro Alto são o Samoa Beach Resort ou o Nannai Resort & SPA, cada um com sua beleza e particularidade.
Maracaípe e Pontal do Maracaípe:
Essa é uma das praias em Porto de Galinhas que atrai turistas em virtude do surf e/ou de pousadas e hotéis mais econômicos. A praia de Maracaípe é agitada e recebe até campeonatos de surf. O Pontal de Maracaípe é o oposto, águas tranquilas.
Fizemos um passeio de jangada para ver cavalos marinhos e curtir o encontro do rio Maracaípe com o mar que foi bem legal e super indicado para crianças.
O vilarejo é bem pequeno, rústico e pacato. Possui algumas lojinhas de compras básicas, e opções de hospedagens que seguem o estilo rústico e mais simples.
Dica: o João Restaurante é uma parada perfeita para o almoço de quem visita Maracaípe, seja para passear, em uma parada do passeio de buggy ou para surfar.
Acesso à praia de Maracaípe:
Localizada a 3 kms de Porto de Galinhas, a praia de Maracaípe é bem isolada das demais. Não há muitas opções de barracas, comércio ou locais para comer. Então muitos turistas preferem levar o próprio lanche, água, barracas, cadeiras e guarda-sol.
Para chegar até ela você pode ir de carro, uber ou com o passeio de buggy já mencionado acima. Aliás, use e abuse do uber em Porto de Galinhas, um destino que não tem trânsito e onde as atrações são bem próximas, veja o exemplo desta praia.
Dica: é na praia de Maracaípe, bem escondido entre os coqueiros que está o famoso drone humano. Basicamente um moço que sobre lá no alto para tirar a foto abaixo. Realizamos essa parada e a mencionada acima (passeio de jangada) com o tour de buggy de 6 horas da Luck.
Onde ficar em Maracaípe:
Opções de hospedagem mais econômicas, região ideal para quem não se apega a infra do hotel e quer economizar.
Minha sugestão de hospedagem vai para Pousada Flor de Maraca localizada na principal rua de Maracaípe, a Pousada Maraca Beach fica em frente à praia do vilarejo (200 metros). Ideal para casais e muito bem avaliada, fique atento pois há opções de quartos compartilhados e privativos.
Outra opção bem interessante, econômica e mais adequada para famílias com crianças (apesar de não recomendar hospedagem nessa praia para quem viaja com os pequenos) é a Pousada Maracabana.
Porto de Galinhas ou Praia da Vila :
Possui quatro quilômetros de extensão e é o ponto onde os turistas partem para os passeios de jangada que levam até as piscinas naturais do lugar. É a praia que fica no coração de Porto de Galinhas, a distâncias caminháveis de atrações como Hipocampus, de restaurantes e lojas.
Água calma e morna no entanto a praia está sempre cheia em virtude de sua localização e dos passeios que partem dela na maré baixa.
Acesso a praia de Porto de Galinhas ou Praia da Vila:
Localiza-se a 52 quilômetros do aeroporto de Recife o melhor acesso a ela (e a cidade de Porto) é de carro, podendo ser carro alugado ou com transfer privativo. Há momentos de maior trânsito no caminho, mas em geral o tempo gasto até o local é de uma hora.
Apesar de ser fã de carro alugado em viagens por conta ta liberdade e praticidade, não acho que Porto de Galinhas seja um destino que requer isso. Recomendo muito mais fechar os transfers e passeios com a Luck Receptivo, de Recife o valor é de apenas R$47 por pessoa, veja aqui.
Onde fica em Porto de Galinhas:
Essa região também é bem econômica e tem a localização perfeita pra quem não se importa em estar no burburinha nem com hotéis muito chiques. Pousada Canto do Porto é a melhor dica de hospedagem nessa região. Pé na areia, bem localizada, ótimas avaliações e linda.
Praia do Cupe e Pontal do Cupe:
Diferentemente das outras praias em Porto de Galinhas, o mar na praia ou pontal do Cupe é levemente mais agitado, com ondas que rendem uma boa diversão.
Isso acontece em momentos de maré alta, na maré baixa algumas piscinas naturais se formam, não como na praia da Vila mas dá pra curtir. O point da praia do Cupe é o Bar da Praia, com infra bem legal pra almoçar ou até pra curtir o dia.
O Pontal do Cupe fica na mesma faixa de areia no entanto um pouco mais pra frente. Basta caminhar até lá pra encontrar ainda mais paz e um mar bem calminho.
Onde ficar na praia do Cupe:
Hospede-se no Tabaobí Smart Hotel, que fica a 300 metros da praia de Cupe, na metade do caminho entre o Cupe e Muro Alto. O lugar é rodeado por coqueirais e de mata preservada no balneário de Porto de Galinhas.
Outra opção excelente na Praia do Cupe é o Vivá Porto de Galinhas, infra completa para todos os gostos. Os turistas podem viajar tranquilamente com as crianças, pois o hotel oferece toda a estrutura para os pequenos se divertirem também! Vejam as fotos abaixo, luar apaixonante.
Serrambi:
É considerada uma praia reservada e pacata, tanto de dia como de noite. Apenas areia, sol, mar águas mornas e as belíssimas piscinas naturais – ponto forte das praias em Porto de Galinhas. Deu pra perceber que bobeou tem uma piscina natural pelo caminho né?
Recomendo escolher Serrambi como um refúgio ou como destino para se sentir exclusivo. Especialmente pelo estilo de infra hoteleira que você vai encontrar lá.
Como chegar em Serrambi:
Localizada a 14 quilômetros ao sul de Porto de Galinhas, a praia de Serrambi fica a 70 quilômetros da capital de Recife. Dá para chegar de carro ou uber tranquilamente até ela.
Onde ficar em Serrambi:
O hotel que se destaca nesta praia é o Serrambi Resort. Dá para viajar com as crianças e curtir toda a estrutura, comodidade e aconchego luxuoso do lugar. Vejam bem as fotos desse hotel no Booking, é incrível. Quartos com infinity pool, banheiras com vistas e a lista de luxo vai longe. O preço é salgadinho também 🙂
Praias próximas de Porto de Galinhas para bate e volta:
Aos turistas que desejam visitar outras praias perto de Porto de Galinhas em um bate e volta, há muitas opções de passeios. Algumas delas imperdíveis eu diria. Sem deixar de curtir as belas praias em Porto de Galinhas, a intenção desses passeios é aproveitar o momento e curtir mais lugares.
Vamos lá?
Praia dos Carneiros:
Situada no litoral sul de Pernambuco na cidade de Tamandaré, a praia dos Carneiros é considerada uma das mais bonitas praias em Porto de Galinhas. Um passeio imperdível e que toma um dia todo.
Piscinas naturais na maré baixa, restaurante estiloso e com menu especial pé na areia, passeio de barco para tomar banho de argila local e a famosa igrejinha de São Benedito. Fomos até ela com a Luck Receptivo e curtimos tudo isso além de um almoço especial no lounge Chandon no restaurante Bora Bora.
Como chegar na Praia de Carneiros:
Você pode chegar à Praia dos Carneiros de carro próprio, transfer, ônibus ou barco. Porém quase todas as área estão reservadas para os restaurantes como o Bora Bora, que aliás é o melhor de lá. Então você vai precisa estacionar o carro em um deles e pagar o day use, que vale muito a pena.
O acesso de carro se dá através da ponte sobre o Rio Ariquindá, totalizando 40 minutos da vila de Porto de Galinhas. O ideal mesmo é você reservar um passeio com alguma empresa que inclua o transfer de Porto de Galinhas, a entrada em algum restaurante e o passeio de barco. Nós fizemos isso, segue o link do tour:
Passeio até a Praia de Carneiros saindo de Porto de Galinhas – Luck
Se você quer curtir mais da praia, a Pousada Praia dos Carneiros é minha recomendação de hospedagem, Da pra curtir a viagem e tem um ótimo custo benefício. A infraestrutura do lugar inclui suítes, vista para o mar, café da manhã gratuito e espaço para as crianças!
Ilha de Santo Aleixo:
Considerada uma propriedade particular, aberta para apenas 80 visitas por dia, assim é a Ilha de Santo Aleixo. O lugar é maravilhoso, ideal para um dia em família! Há uma enorme área de preservação ambiental, por isso os turistas são instruídos a não poluírem o local.
A ilha pertence ao município de Sirinháem, onde todos os passeios saem do porto. Quem quiser visitar o lugar precisa programar com antecedência, já que o número de visitantes é limitado. A travessia até a ilha é feita de lancha, que dura em torno de cinco minutos saindo de Sinharém.
Com águas claras, cadeiras, mesas e restaurantes na beira da praia, o turista terá toda a estrutura para curtir o dia! Novamente recomendo contratar um passeio com transfer, barco e tudo mais para evitar imprevistos, especialmente por ser um local bem reservado.
Cabo de Santo Agostinho:
Localizada entre Recife e Porto de Galinhas está o cabo de Santo Agostinho. O bate e volta das praias em Porto de Galinhas até o cabo de Santo Agostinho e a visita a praia de Calhetas, é de cerca de uma hora, mas vale muito a pena.
Os turistas podem andar de buggy, visitar o mirante do lugar, apreciar a vista e se banhar nas águas claras, chamativas e transparentes do lugar! As crianças vão adorar! Com essas experiências únicas você terá muitas histórias para contar, destinos de viagens e registros de aventuras com a família!
Também recomendo contratar o passeio com transfer de Porto de Galinhas, acho mais seguro, confortável e certamente mais econômico.
Passeio guiado até Cabo de Santo Agostinho saindo de Porto de Galinhas com a Luck
Maragogi:
A distância entre Porto de Galinhas até Maragogi, é de 110 quilômetros. E visita-la durante seu roteiro em Porto de Galinhas é um grande ponto de discussão. Apesar da proximidade, Maragogi já está no estado de Alagoas e infinitamente melhor em um roteiro pela Costa dos Corais (São Miguel do Milagre e dali pra frente).
Mas, se você não pretende fazer esse roteiro em Alagoas e tem um dia extra em Porto, manda bala! O lugar é paradisíaco!
Geralmente esses passeios são sempre cheios, com embarcações lotadas e filas. Portanto, é preciso prever esse cenário antes de se aventurar no bate e volta. Comprar com antecedência é fator de sucesso e garantia de que o passeio de fato acontecerá. Vi turistas tentando comprar por lá e não tinham mais vagas.
Passeio até Maragogi saindo de Porto de Galinhas com a Luck
Em resumo:
Dá pra aproveitar muitas pras em Porto de Galinhas, independente de seu estilo de viagem, roteiro e pormenores. Vou deixar um mapa abaixo para você melhor visualizar cada uma delas. Bom pessoal acho que é isso. Qualquer dúvida é só me chamar! Boa viagem.