Vinícolas em São Paulo – passeios que valem a pena!

Vinícolas em São Paulo é um texto que trará opções de passeios próximos da capital paulista para sanar aquela vontade enlouquecedora de quem ama viajar e tomar vinhos. São opções com menos de 200 quilômetros da cidade e que podem facilmente serem visitadas em um único dia.

Mas todas as sugestões que vou passar aqui também podem facilmente ser viagens de final de semana ou de feriado. Lugares incríveis com excelentes opções de hospedagem, gastronomia e atrações turísticas. Então vamos lá, falar em detalhes de cada cantinho especial para degustar vinhos em São Paulo.

Leia mais: Turismo em São Paulo; dicas, atrações, gastronomia e muito mais

1 – Vinícolas da rota turística do queijo e vinho – Serra Negra

Essa rota é pequena e deliciosa de ser explorada, encravada em meio a montanhas você vai visitar duas vinícolas familiares e uma fazenda produtora de queijos. O centro da cidade de Serra Negra está a menos de 10kms dessa zona rural e proporciona uma viagem em família especial.

Vinícola Família Carra – uma surpresa entre as vinícolas em São Paulo

Leia mais: O que fazer em Serra Negra no Circuito das Águas – interior de SP

O espaço é lindo, a família que te recebe é muito carinhosa, os vinhos deliciosos e você ainda ganha uma taça de cristal linda se fizer a degustação. As crianças são bem vindas e podem brincar pela área verde. Você encontrará uma loja com vinhos e acessórios, um museu com a história da família e uma árvore genealógica em vinhos.

As degustações são realizadas em uma cave de pedra belíssima e os vinhos são excelentes. A Família Carra produz vinhos de mesa e secos das uvas Cabernet Sauvignon, Merlot, Bordô, Tannat. Os secos são de altíssima qualidade, se você é amante do enoturismo essa vinícola não pode faltar em sua lista.

Um destaque para a produção de uma versão da bebida francesa “demi panache“, uma versão do vinho rose refrescante com toque de limão siciliano, delicioso. Não é necessário agendamento e há duas opções de degustações pagas.

Família Silotto

Família Silotto é mais uma opção de vinícola para conhecer entre as montanhas de Serra Negra. Você pode visitar as parreiras, degustar vinhos, queijos, embutidos e conhecer o alambique local. Os vinhos são majoritariamente de mesa com algumas opções de secos.

Dependendo da época do ano, você pode acompanhar o processo de produção da cachaça no alambique ou do vinho nos galpões da Silotto. A paisagem ao redor é linda, crianças também são bem vindas e adoram correr atrás dos galos da fazenda. Não precisa de agendamento e não há custos para realizar a degustação.

Encontre aqui os melhores hotéis de Serra Negra


 

2 – Vinícola Terrassos – Amparo

vinícolas em são Paulo
Vinícola Terrassos – foto divulgação

Uma empresa que nasceu de um sonho: produzir vinhos de qualidade no estado de São Paulo. E de fato a Vinícola Terrassos faz isso com maestria. A vinícola recebe turistas para degustações, cursos com harmonizações e também pessoas em busca de passear pelo espaço (que é incrível) e se deliciar com um almoço na cantina italiana que fica no local.

Os vinhos são de altíssima qualidade, passando por vinhos produzidos apenas com safras excepcionais para garantir a qualidade. Há também as colheitas feitas com a segunda poda para preservar a qualidade. Você encontra vinhos e espumantes deliciosos na Terrassos e a degustação contempla 7 rótulos.

Encontre aqui os melhores hotéis de Amparo


 

3 – Vinícola Guaspari – Espírito Santo do Pinhal – a melhor do estado de São Paulo

vinícolas em São Paulo
Vinícola Guaspari – foto divulgação

Conhecer a Guaspari é um passeio imperdível para quem está em busca das melhores vinícolas de São Paulo e do Brasil. Estamos falando de uma empresa ganhadora do prêmio de duas medalhas pela revista internacional Decanter World Wine Awards.

O vinho é excelente, o ambiente é lindo e aconchegante e a cidade de Espírito Santo do Pinhal é recheada de atrações turísticas tornando a visita até a Guaspari um passeio delicioso. É essencial realizar agendamento prévio pois a ocupação da vinícola é limitada e a busca por este passeio é alta, envie um e-mail para [email protected] e solicite sua reserva.

Alguns destaques para esta vinícola: foi aberta em 2006 e com pouquíssimo tempo a família conseguiu imprimir sua marca e criar vinhos fantásticos, as uvas são colheitas manualmente e tratadas separadamente, são utilizadas barricas de carvalho francês e o pôr do sol visto da Guaspari é inesquecível.

Encontre aqui os melhores hotéis de Espírito Santo do Pinhal


 

4 – Rota do Vinho – Jundiaí (diversas vinícolas, bem perto de São Paulo)

Rota do vinho Jundiaí
Vinícola Brunholi – Jundiaí

Esse é um passeio que amamos, fomos inúmeras vezes para Jundiaí e sempre somos surpreendidos de alguma forma. Viajar até Jundiaí representa conhecer vinícolas, degustar vinhos, frutas, queijos, embutidos, passear entre as montanhas com parreiras e almoçar em algum restaurante ao ar livre ou em uma cantina italiana.

A cidade foi responsável por produzir os vinhos que o Papa Bento XVI tomou quando visitou o Brasil. Abaixo deixo a lista de vinícolas e um texto completo sobre o destino. Destaco a novidade do momento, vinícola Georges Aubert que produz espumantes de alta qualidade e levou medalha de bronze no International Wine Challange em 2019.

A visita as vinícolas não precisam ser agendadas e geralmente não há cobrança de nenhuma tarifa para realizar as degustações. Uma dica para almoçar sem pegar filas é chegar cedo no destino que escolher, eu gosto demais da Bernardo di Cale, o espaço é lindo!

Encontre aqui os melhores hotéis de Jundiaí

Lista de vinícolas de São Paulo localizadas em Jundiaí:

  • Adega Beraldo di Cale
  • Adega Brunholi
  • Adega do Português
  • Adega Fontebasso
  • Adega Fratelli di Boschini
  • Adega Galvão
  • Adega Juca Galvão
  • Adega Marquesin
  • Adega Martins / Vinhos Don Martê
  • Adega Maziero
  • Adega Mingotti
  • Adega Negrini
  • Adega Oliveira
  • Adega Santa Cecília
  • Adega Sibinel
  • Adega Vendramin
  • Adega Villaggio Brunelli
  • Casa Cereser – Loja de Fábrica
  • Casa de Pizzo
  • Georges Aubert – ganhadora de prêmios
  • Vinícola Castanho
  • Vinícola Saccomani

Leia mais: Rota do Vinho Jundiaí no interior de SP – surpreenda-se!


 

5 – Rota do Vinho – São Roque (diversas vinícolas)

Vila Don Patto São Roque (3)

São Roque é uma cidade turística localizada no interior de SP a apenas 60kms da capital São Paulo e faz o “bate e volta” ou uma viagem de final de semana valer muito a pena. Conhecer a Rota do Vinho São Roque é um ótimo passeio para aproveitar a natureza, provar vinhos, desfrutar de uma ótima gastronomia e ainda levar as crianças para passear ao ar livre.

Encontre aqui os melhores hotéis de São Roque

Vinícolas Rota do Vinho São Roque:

  • Casa da Árvore – Vinhos, Aventura e Lazer
  • Don Patto
  • Ferreira e Passero
  • Terra do Vinho
  • Vinícola Canguera
  • Vinícola Góes
  • Vinícola Palmeiras
  • Vinhos XV de Novembro
  • Vinhos Bella Aurora
  • Vinhos Bella Quinta
  • Vinhos Frank e Restaurante
  • Vinhos Real D’Ouro
  • Vinhas Santa Cecília
  • Vinícola Sorocamirim

Leia mais: Rota do Vinho em São Roque e o que fazer na cidade



 

6 – Villa Santa Maria Brandina Wines – São Bento do Sapucaí

Vinícolas em São Paulo
Foto divulgação – Villa Santa Maria

Uma vinícola diferenciada, linda e especial. Está localizada no Vale do Baú que é parte do Circuito Turístico Serra da Mantiqueira na cidade de São Bento do Sapucaí, ao lado de Campos do Jordão.

É conhecida e premiada pela alta qualidade de seus vinhos, os chamados vinhos Brandina. O espaço é muito aconchegante, lindo e oferece visitas aos parreirais, degustação e alta gastronomia em seu restaurante Bruschetteria da Villa.

É preciso realizar agendamento prévio através do site ou pelo WhatsApp, a vinícola é muito concorrida. Se você vai a Campos do Jordão, pode facilmente planejar um passeios bate e volta até a Villa Santa Maria.

Leia mais: O que fazer em Campos do Jordão – roteiro de 2 dias

Ao lado da Villa Santa Maria você também encontra outras vinícolas interessantes que podem ser visitadas, são elas: Vinícolas Raízes do Baú, Vinícola e Fazenda Portal da Luz, Entre Vilas e Vinícola Ferreira. Dá um belo roteiro enoturístico não é mesmo?

Para esse roteiro, eu recomendo incluir duas ou três vinícolas por dia apenas, assim não fica corrido. Use as cidades de Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí como base de sua hospedagem.

Encontre aqui os melhores hotéis de Campos do Jordão

Encontre aqui os melhores hotéis de São Bento do Sapucaí


7 – Vinícola Casa Verrone – Itobi

A Casa Verrone é a mais nova vinícola paulistana e vale muito a pena o passeio. Um lugar excepcional quase em Minas Gerais, vinhos excelentes e alta gastronomia. O proprietário Marcio Verrone está sempre por perto e com muita atenção.

8 – Bramassole Vinho e Boutique – Indaiatuba

Sim, em Indaiatuba! Quem imagina que teríamos uma vinícola aberta ao enoturismo nesta cidadezinha do interior de São Paulo. Ao lado de Itupeva, a Bramassole está aberta aos sábados com mesas ao lado das parreiras e menu com petiscos.

Abaixo deixo um vídeo onde falo um pouco mais sobre Enoturismo. Espero que gostem!

Salve esse artigo “Vinícolas em São Paulo” em seu Pinterest:

Resolva sua viagem com:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Instagram