Viajar de avião na pandemia – informações importantes!

Neste texto falaremos sobre viajar de avião na pandemia e como fazer isso da forma mais responsável e segura possível. Estamos vivendo um momento delicado e que requer atenção e adaptações.

Leia mais: Planejamento de Viagens – sites, aplicativos e mais

Viajar de avião na pandemia

Viajar de avião na pandemia
Foto divulgação

Primeiramente, meu intuito com este texto é orientar e ajudar passageiros a realizarem suas viagens de forma segura e responsável, seja o seu voo uma escolha ou uma necessidade.

E antes de começar com as dicas práticas para viajar de avião na pandemia, quero compartilhar minha visão sobre a decisão de ir ou não ir. Acredito em respeito mútuo e que, seguindo as regras e protocolos estabelecidos pelo setor aéreo, estaremos sempre minimizando ao máximo os riscos de voar.

Também entendo quem não quer viajar de avião ou de realizar outras tarefas antes da vacina chegar, e está tudo bem! Reforço a mensagem de respeito mútuo!

Em momentos de pico extremo da pandemia como no inicio e em março de 2021, optei por sair o mínimo de casa possível. No entanto, em momentos que a pandemia estava com uma situação menos devastadora, optei por viajar para cuidar de minha família e de nossa saúde mental.

Sempre realizando as viagens de forma segura e responsável. Li uma mensagem no insta de uma amiga médica a Ana Ju, que fez muito sentido: não é para onde você vai, mas como você vai!

Leia mais: Resort Office – uma modalidade turística que chegou pra ficar

É seguro viajar de avião na pandemia?

Vídeo produzido por Emilim Schmitz com maestria!

Essa talvez seja a pergunta que mais recebi até o presente momento pelo instagram. A minha resposta para ela é: viajar de avião na pandemia é um risco controlado. Assim como qualquer outra atividade que você faz no dia a dia (supermercado, padaria e etc).

Você precisa seguir os protocolos a risca, manter o distanciamento e entender que dentro do aeroporto e do avião, seguindo as regras, você está dentro de um campo de risco controlado. Reforço; assim como no supermercado e em qualquer outro lugar.

O que posso dizer após ter realizado 10 viagens de avião na pandemia, inclusive com meu filho de 3 anos de idade, é que as companhias aéreas e agentes aeroportuários entenderam que têm uma missão extra nesta fase. A de fiscalizar e garantir que todos os passageiros cumpram os protocolos.

Outra informação super importante é a de que os filtros de ar HEPA das aeronaves renovam o ar com uma frequência incrível. Mas para isso eu deixo minha amiga Emilim Schmitz te contar em detalhes com o vídeo compartilhado acima.

Leia mais: O que fazer em Porto de Galinhas

Dicas práticas para viajar de avião na pandemia

Viajar de avião na pandemia
Embarcando com Edu em Guarulhos

  • Verifique seu voo com 24 horas de antecedência, as malhas aéreas estão sofrendo muitas alterações então atrasos e cancelamentos estão frequentes.
  • Faça seu check-in on-line e leve o cartão de embarque salvo em seu celular.
  • marque assentos com no momento do check-in e escolha oque te deixar mais segura/o (com criança eu prefiro sempre janela e corredor).
  • Leve consigo álcool gel em miniatura para ir na bolsa de mão e um extra na mala de despachar.
  • Não é permitido embarque de álcool líquido ou frascos com mais de 100mls do álcool gel.
  • Os lenços umedecidos de álcool para limpar as mãos e superfícies ajudam demais.
  • Use máscaras descartáveis e leve extras para trocar de duas em duas horas conforme recomendado. Atenção pois badanas e lenços não são mais permitidos e máscaras de tecido precisam ser de algodão com proteção dupla. Por via das dúvidas, use as máscaras abaixo como referência:
  • Leve seus documentos em uma bolsa lateral ou de fácil acesso para que você não precise apoia-la em balcões e etc.
  • Chegue no aeroporto com antecedência mas não com tanto tempo para evitar o tempo de espera e uma possível aglomeração, especialmente se o aeroporto for pequeno.
  • Planeje conexões com tempo para evitar correria e desespero. Acredito 90 minutos ser o ideal para conexões nacionais.
  • Respeite os protocolos! Use máscara o tempo todo, não aglomere, se alguém se aglomerar aponte para a equipe do aeroporto ou da companhia aérea (é seu direito).
  • Não faça filas para embarcar e nem levante do seu assento antes de ser autorizado pela comissária!

Lei mais: O que fazer em Foz do Iguaçu

Viajando com bebês e crianças

viajar de avião na pandemia
Edu e seus bonecos pronto para viajar!

Aqui vão as minhas dicas para viajar de avião na pandemia com crianças pequenas, além de seguir todas as mencionadas acima:

  • Trabalhar a aceitação do uso de máscara antes de viajar. Veja quais são as regras de cada companhia aérea:
    • Voe Gol – obrigatório à partir de 3 anos de idade
    • Azul Linhas Aéreas – obrigatório à partir de 3 anos de idade
    • LATAM – obrigatório à partir de 2 anos de idade podendo ser flexibilizado para crianças de 2 a 11 anos de idade.
  • Vale ressaltar que não são aceitas as seguinte como máscaras bandanas, lenços de tecido, máscaras PFF2 com válvula, protetores faciais de acrílico face shield, máscaras de acrílico ou plástico transparente e máscaras N95 com válvula.
  • Reserve seus assentos e se possível a família toda em uma mesma fileira
  • Leve lenço umedecido de álcool 70 para passar na poltrona e limpar constantemente as mãos das crianças
  • Leve seu alimento e água para evitar contato em cafeterias e restaurantes
  • Se estiver viajando com bebês; recomendo canguru ou carrinho o tempo todo
  • Procure voar fora de fluxo e horários de pico (evite sextas e segundas, gosto muito dos horários no meio do dia 14pm por exemplo)
  • Mantenha as mãos da criança ocupada com seus brinquedos favoritos – essa é a dica que tem funcionado melhor conosco.
  • Leve o seu próprio trocador de fraldas e higienize tudo antes de estica-lo no banheiro.

Leia mais: Dicas completas para viajar com bebês e crianças

Contrate um BOM seguro viagem

viajar de avião na pandemia
Cotação feita com a Seguros Promo

Quando a pandemia se instaurou, muitos passageiros que estavam em viagem tiveram seus questionamentos levantados para as seguradoras. Elas, obviamente, não estavam prontas para encarar uma pandemia deste tamanho.

Muitas informações cruzadas e desconectadas apareceram na época, eu mesma como produtora de conteúdo e parceira da Seguros Promo levei meses até entender como as coberturas do Seguro Viagem Nacional & Internacional funcionam para Covid-19.

Basicamente, 4 seguradoras parceiras da Seguros Promo soltaram notas oficiais informando que as cobririam as despesas médicas de seus clientes que tivessem eventuais demandas relacionadas ao Covid 19. Foram elas: Assist Card, Travel Ace, Intermac, GTA e Affinity.

Mas atenção pois essas declarações são válidas para quem já havia comprado seu seguro viagem comprado ou que teve de comprar nos primeiros meses da pandemia.

Atualmente, você precisa validar na aba coberturas se Covid-19 está incluso, valores e o que exatamente a apólice cobre. A foto acima, no inicio deste tópico mostra isso pra você.

Eu fiz algumas pesquisas para você e consolidei os resultados abaixo. Listei o melhor seguro com cobertura de Covid-19 (tanto nacional quanto internacional).

ATENÇÃO novamente aqui, essas informações pode mudar a qualquer momento em virtude do cenário que muda repentinamente. Por isso, valide a apólice antes de finalizar sua compra.

Planos nacionais:

  • Assist Card AC50 Brasil – cobertura de 30 mil reais para despesas médicas por covid-19, cobertura de R$300 para farmácia, telemedicina disponível e R$2000 em garantia de viagem de regresso.

Plano internacional – exceto Estados Unidos:

  • Assist Card AC35 Mundo – cobertura de 30 mil dólares para despesas médicas por covid-19, coberturas para atrasos em voo e convalescença em hotel, U$1000 em garantia de viagem de regresso.

Plano Estados Unidos:

  • Assist Card AC60 Am. Norte – cobertura de 30 mil dólares para despesas médicas por covid-19, coberturas para atrasos em voo e convalescença em hotel, U$1000 em garantia de viagem de regresso.

Nesta fase que estamos vivendo, não recomendo viajar SEM seguro viagem, nem mesmo dentro do Brasil. Especialmente para garantir reembolsos em caso de cancelamento de viagem, por motivos de força maior (cláusula plus reason), atrasos em voos e etc.

Leia mais: Dicas e roteiros por destinos brasileiros

Bom pessoal, essas são minhas dicas para você viajar de avião na pandemia de forma responsável e segura! Qualquer dúvida deixe aqui nos comentários ou me chame pelo Instagram!

Resolva sua viagem com:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Instagram