Dicas Machu Picchu – tudo que você precisa saber para visita-lo

O Machu Picchu é uma daquelas atrações que todo mundo tem vontade de conhecer, seja por sua beleza, história, mistério ou até mesmo pela energia que o lugar transmite. Eu fui e AMEI, me apaixonei pelo Machu Picchu (também chamado de cidade perdida dos Incas), pelo Vale Sagrado e toda a região que transborda histórica e cultura Inca. Nesse post quero compartilhar dicas do Machu Picchu pois, planejar uma visita a ele pode ser um pouco confuso.

Machu Picchu fica dentro do Vale Sagrado? É rápido chegar lá saindo de Cusco? É só comprar uma passagem de trem? Essas e outras respostas que te contar, então vamos lá..

A primeira parte de sua viagem começa meses antes de embarcar: no planejamento. É CRUCIAL se organizar antes de ir, realizar agendamentos, seguro viagem e comprar os passeios. Deixar para comprar na hora pode ser muito caro e arriscado, vi preços até 7 vezes o valor que eu paguei antecipadamente. A disponibilidade é um grande fator de risco também, os assentos nos trens e as entradas a cidade dos incas são limitados. Vamos as dicas Machu Picchu.

–> Não viaje sem seguro viagem e aproveite o DESCONTINHO!!! Para comprar seu seguro viagem em parceria com o blog e ainda ganhar desconto, basta clicar nos links da Seguros Promo aqui dentro, fazer sua pesquisa e digitar o cupom TURISTANDO5 para ganhar 5% 

728x90

Onde fica o Machu Picchu? No povoado de Machu Picchu (também chamado de Machu Picchu pueblo) localizado aos pés da cidade de Águas Calientes, cerca de 115kms da cidade de Cusco.

E por que todo mundo vai pra Cusco ao invés de Águas Calientes? A infra-estrutura da cidade é um pouco melhor, não há vôos para Águas Calientes apenas para Cusco, a maior parte dos passeios saem de lá e tem um trem que vai de Cusco (estação de Poroy) até Águas Calientes.

DSCN9413

Cusco

Como chegar ao Machu Picchu de Cusco por conta própria? Há duas opções mais exploradas pelos turistas: trem & trilha Inca. Se você ouvir falar de ônibus, avião, bicicleta ou qualquer outro meio de transporte caia fora. Jamais pense em alugar um carro para ir desbravando a região, é muito arriscado e cansativo.

Para embarcar na trilha Inca recomendo fortemente procurar uma agência ou um passeio guiado e não fazer sozinho em hipótese alguma. Você vai passar dias caminhando e precisa da devida orientação (um dia eu volto pra fazer  essa trilha rs). Segue uma sugestão de passeio aqui.

Para chegar de trem é mais tranquilo e você tem algumas opções de rotas que pode seguir. Primeiramente você precisa chegar de trem até Águas Calientes e pegar um micro ônibus (tem vários) até a entrada do Machu Picchu (10 minutinhos). O ponto crucial para chegar lá de trem é ter as passagens em mãos, nominais e as entradas para o Machu Picchu, por isso fica muita mais prático e seguro comprar o pacote completo do passeio todo com alguma agência de viagens.

Para comprar suas passagens por conta procure nos sites da Peru Rail ou Inca Rail. Atenção na compra dos bilhetes pois tem categorias do luxo até o mais simples, a viagem é rápida então se você está contendo as despesas pode embarcar na econômica mesmo. Agora, se você tem umas moedinhas sobrando, meu amigo, dê uma olhadinha neste trem Expedição, luxo total!

    –  Trem saindo de Cusco (Poroy): você pode pegar um trem direto na estação de Poroy para Águas Calientes, ele dura cerca de horas e é operado apenas pela Peru Rail. Pra chegar na estação de Poroy dá pra pegar um táxi no centro de Cusco que demora meia horinha. O grande problema desta opção é que há apenas um horário de ida 8am chegando no Machu Picchu ao meio dia.

  – Trem de Ollantaytambo **rota mais usada pelos turistas**: apesar de ter que pegar uma van até Ollantaytambo antes de amanhecer é a melhor opção: o trem demora 1,5 horas para chegar até Águas Calientes e tem diversos horários, operados pela Peru Rail e Inka Rail.

IMG_2103

Trem de Ollantaytambo ao Machu Picchu – Aguas Calientes. Fomos de Inka Rail vagão econômico.

DSCN9669

O trem Inka Rail

DSCN9678

Segue como é o bilhete nominal

Preciso comprar as entradas ao Machu Picchu antes? Onde comprar? A resposta é bem simples: Sim pois o número de pessoas por dia é limitado e compre somente no site oficial ou dentro de um pacote com uma agência/site confiável.

ATENÇÃO: a partir de 01/Julho/2017 as entradas ao Machu Picchu terão os horários limitados em dois turnos. Então garanta que você fará a compra de seu ingresso no turno que de fato vai visitar pois ingressos de um período não serão aceitos em outros. Os horários serão:

Manhã: das 6am as 12pm

Tarde: das 12 as 17:30

Fonte: Ministério da Cultura de Cusco

Quero comprar o pacote completo ao Machu Picchu, onde e qual devo comprar? Há muitas opções de passeios para o Machu Picchu; tem bate e volta de Cusco, tem incluindo pernoite em Ollantaytambo ou Águas Calientes etc. Vou deixar abaixo a listinha de passeios que conheci por lá e achei os mais interessantes. Todos os passeios que estou recomendando são de ponta a ponta; incluem transporte de e para os locais mencionados, entradas ao Machu Picchu e inclusive a van local em Águas Calientes, sempre com um guia ou uma pessoa que te acompanhará até seu guia etc.

Excursão guiado ao Machu Picchu – grupo pequeno

Ollantaytamno e Machu Picchu em 2 dias – inclui uma mini trilha

Passeio completo ao Machu Picchu saindo de Cusco

Trilha Inka ao Machu Picchu

Trilha Salkantay ao Machu Picchu

IMG_2131

Machu Picchu

Nosso arqueologista

DSCN9690

Águas Calientes

Ollantaytambo

Pisca, parte do passeio pelo Vale Sagrado

Qual a diferença entre Machu Picchu & Vale Sagrado? Machu Picchu é um povoado ao redor da cidade de Águas Calientes e onde está o sítio arqueológico mais famoso: a Cidade perdida dos Incas a qual chamamos de Machu Picchu. O Vale Sagrado é outro povoado composto por diversas cidades que também contam com diversos sítios arqueológicos importantes como por exemplo Pisac, Ollantaytambo, Maras, Moray, Chinchero etc.

Não deixe de fazer pelo menos uma visita ao Vale Sagrado, escolha um passeio que contempla as cidades que mais lhe interessarem pois a cultura e a paisagem do vale também é muito interessante e complementa a experiência ” Machu Picchu”.

Onde se hospedar em Águas Calientes– por Diário de Navegardo

Qual passeio fazer no Vale Sagrado? Eu recomendo dois dias de passeio pelo Vale Sagrado para cobrir as seguintes áreas: Pisca, Ollantaytambo, Moray, Maras e as Minas de Sal  e se possível a Rainbow Mountain.  Uma sugestão perfeita seria:

Dia 1: Vale Sagrado – Mara, Moray e Salinas

Dia 2: Rainbow Mountain

Dia 3: Pisca e Ollantaytambo com pernoite em Ollantaytambo para seguir pro Machu Picchu no dia seguinte. Você pode comprar os passeios separados e falar com a agência que deseja fazer esse combinado

Dia 4 Machu Picchu

Bom pessoal, essas são minhas dicas Machu Picchu. Espero que aproveitem.

Veja outros posts sobre o Peru:

Peru Completo: 10 dias em Lima, Cusco, Puno e Arequipa

3 opções de hotéis em Lima no Peru

Desbravando Lima no Peru

Dicas do que fazer em Cusco – Peru

Puno, lago Titicaca e as ilhas flutuantes de Uros no Peru

Conhecendo a charmosa cidade de Arequipa no Peru

Quanto custa uma viagem ao Peru?

Resolva sua viagem com:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários:
Marli disse:

Eu fui de trem uma vez, na outra fui por Santa Maria e Hidrelétrica. Esse percurso é muito bonito, tem uma caminhada e tal. Eu moro em Cusco e há muitas maneiras de ir até Machu Picchu. E são seguros.

Legal Marli, não conheço esse trajeto pela hidrelétrica. Se quiser contar mais pra gente 🙂

Lu, não vejo a hora de conhecer! Tô aqui juntando coragem pra levar o Léo (8 anos) na mochila! Adorei o post. Favoritado!

Jefferson disse:

Muito legal as informações Lu!

Eu irei em abril de 2017, ficarei por 11 dias.
Chego dia 21 em lima (as 12h) permaneço lá até dia 24 qdo chego em Cusco (chego em Cusco na madrugada).

Gostaria de sugestões (apesar de anotar e querer fazer quase td do jeito q explicou) para os passeios em saindo de Cusco principalmente.

Fiquei com uma dúvida, no passeio de 2 dias q vc disse Q se arrependeu e q faria já estaria incluso hospedagem em águas calientes, é isso?!

Se não for incomodo, gostaria de um roteiro para todos os passeios q vc recomenda do dia 24 ao dia 29 lá em Cusco.

Obrigado e parabéns pelo blog!

Fico feliz com o feedback 🙂 Está tudo no seu inbox! Depois dá uma olhadinha no e-mail e me fala o que achou.

Marlon Emiliano disse:

Luciana,
Boa tarde!

Muito interessante suas dicas sobre Machu Picchu!!! Eu minha esposa estamos nos programando para realizar esse passeio durante o feriado de maio (26/05 à 29/05). Sabemos que temos apenas 2 dias para curtir o passeio, afinal pelo que vimos, a viagem de avião dura um dia inteiro. Por sua experiência, gostaria de sanar algumas dúvidas:
1-Visto que só teremos a quinta e a sexta (27 e 28/05), compraremos o passeio de 2 dias (aquele que você disse que faria se voltasse no tempo). Nesse passeio, seremos pegos no hotel que estivermos hospedados em Cusco?

2-O guia que nos acompanharia nesse passeio, temos opção espanhol ou somente inglês?

3-Devido à nosso tempo curto, o que você recomenda para amenizar o soroshe (Mal das alturas)?

Grato por sua ajuda.

Olá Marlon!! Fico feliz que o post ajudou.

Para o Soroche tome muita água, muita água e muita água rs. E chegando em Cusco já tome um chá de coca no hotel, o que ajuda também é levar uma térmica pequena e caminhar pela cidade com o chá de coca, aí de hora em hora você toma um golinho. E sempre tomando bastante água.

Uma dúvida, você chega em Cusco no dia 26 certo? Ai tem os dias 27 e 28 inteiros para os passeios? O passeio de dois dias busca no hotel sim. Sobre inglês e português, geralmente tem nos dois idiomas. O que podemos fazer é o seguinte.. depois que você comprar (se conseguir comprar pelo link que coloco no post), me manda os vouchers depois que eu entro em contato com a agência local (tem duas operadoras) e faço as confirmações: passo os dados do hotel que vocês estarão, confirmo o “pick up”, a língua do passeio e mais detalhes 🙂

Vamos nos falando… anota meu endereço de e-mail pra falarmos: [email protected]

Abraços! E se preparem.. vocês vão amar!!!

Instagram