Stonehenge tour com Bath e Stratford-upon-Avon
Stonehenge, Bath e Stratford-upon-Avon são três cidades imperdíveis para se conhecer na Inglaterra. Cada uma com sua individualidade e importância histórica.
***Artigo atualizado em janeiro de 2019
Muitas pessoas viajam a Inglaterra e conhecem muito pouco do país, tendemos a dedicar mais tempo a Londres. O que, certamente, que não é ruim pois a cidade é encantadora e tem muito a oferecer. Neste post quero dar uma dica de passeio bate e volta de Londres para se aprofundar na história do país: Stonehenge tour com Bath, Cotswolds e Stratford-upon-Avon.
É um passeio de grupo fechado que sai bem cedo volta por volta das 20pm, mas e vale cada minuto. Tenha em mente que você vai passar bastante tempo no ônibus se deslocando de uma cidade para outra mas também terá tempo suficiente para turistar em todas as paradas. Um ponto importante: o tour não para em Cotswolds, ele passa por muitas das vilas porém não faz nenhuma parada no local, portanto se você quer muito conhecer essa região interiorana da Inglaterra recomendo esse passeio aqui.
Neste tour do post as principais paradas são: Stonehenge, Bath e Stratford-upon-Avon. Durante o passeio você pode almoçar em algumas das paradas ou até mesmo levar um sanduíche para o ônibus. O dia é todo guiado por um especialista que te leva para dentro da história contando fatos, superstições e tudo mais que envolve cada uma dessas cidades. Bom, vou contar um pouco sobre cada uma delas.
Stonehenge
Famoso círculo de pedras que é considerado um monumento megalítico, são pedras de cinco metros de altura e com cerca de 12 toneladas estrategicamente posicionadas em formato circular. Estudos comprovam que esse círculo foi construído por volta de 3100 a.C. tornando sua história mais intrigante ainda.
Como elas chegaram até lá? A maior parte das pedras são originarias do país de Gales que fica a 230Kms de onde Stonehenge foi construída. Qual era a função desse monumento? E ainda como essas pedras foram posicionadas verticalmente tendo em vista a precária (ou quase nula) tecnologia da época.
Durante o passeio aprendemos com o áudio guide que as pedras chegaram até lá através de rolamentos feitos com troncos de árvores e cordas, veja a foto abaixo que demonstra exatamente como. Dentre as inúmeras teorias do “por que” e “pra que” existia esse monumento, eu fiquei com duas que achei mais próximas da realidade.
A primeira acredita que Stonehenge era um local para orientação solar e lunar da sociedade (uma espécie de calendário) afinal algumas pedras demonstram exatamente onde nasce e se poe o sol. A segunda teoria (que eu mais gosto) é que Stonehenge era um local sagrado e repleto de energias com poderes curativos, muitos ossos de pessoas com deficiências e outras doenças foram encontrados ali e estar lá realmente tem uma energia diferente, muito bom.
O áudio guide não está incluso no bilhete de entrada mas vale a pena, a entrada custa 15,50 libras e o áudio guide mais 3 libras, mas se você estiver visitando o templo com o passeio que estou indicando neste post não precisa se preocupar pois está tudo dentro do preço. Se quiser conhecer por conta você precisa pegar um trem até a cidade de Salisbury (ele sai da estação de Clapham Junction em Londres) e depois um ônibus local até Stonehenge.
Bath
Essa é uma daquelas cidades que você se encanta com cada esquina sabem? Bath foi a cidade onde os romanos construíram suas casas de banho pois ali existem fontes de águas termais que brotam naturalmente do chão.
Esse fenômeno ocorre da seguinte maneira (explicando bem simplificadamente): a água das chuvas cai nas falésias de Mendip Hill e acaba sendo filtrada pelas pedras calcarias presentes na região, quando a água (depois de filtrada) chega a uma certa profundidade ela “brota” em alguns lugares quentinha pois quando chega lá em baixo a pressão do solo a esquenta e faz com que ela suba. Com isso os romanos criaram diversos santuários onde nascia a água, acreditava-se ser uma água sagrada e curadora.
Hoje em dia você pode visitar as Roman Baths, conhecer as diversas salas de banhos, se aprofundar um pouco mais na história, colocar as mãos na água e até mesmo prova-la, a entrada custa 15 libras e as termas ficam na praça central da cidade em frente a Bath Cathedral, que também é linda. Depois de conhecer as termas romanas recomendo passear até a parte mais alta da cidade onde está a famosa construção de prédios tradicionais em formato circular chamada de Royal Crescent, para quem gosta de arquitetura vai amar.
Bem em frente a Royal Crescent fica um lindo parque. Outra atração deliciosa é se perder pelas ruazinhas repletas de lojas, cafés, pubs etc. Para fechar você pode visitar o Parade Gardens; um lindo jardim com uma vista para o principal lago da cidade. É tudo bem próximo e dá pra ser feito caminhando em poucas horas.
Stratford-upon-Avon
Stratford-upon-Avon é a famosa cidade de Shakespeare, aqui você vai conhecer a casa onde ele nasceu, o teatro da cidade onde algumas de suas principais obras foram estreadas e inúmeras praças que inspiraram o autor inglês.
A cidade realmente é muito linda, com o passeio você chegará nela com o pôr do dol (exceto no inverno). A caminhada pela beira do lago nesse finalzinho do dia é de inspirar qualquer ser humano. Outro ponto muito legal do passeio é que você será recebido na casa de Shakespeare com um scone (famoso bolinho inglês) e uma deliciosa taça de champanhe. Tudo isso enquanto assiste a uma interpretação de Shakespeare por um grupo de jovens.
Depois aproveite para caminhar um pouco pela cidade que está repleta de estátuas de suas obras, livrarias, cafés e ruazinhas lindas. Para chegar até Stratford por conta própria saindo de Londres (Paddington Station), você precisa pegar o trem Weston Super Mare (GWR) sentido Bath, ao chegar não se preocupe pois a estação fica no coração da cidade. Aproveite e veja aqui um roteiro de 10 dias em Londres incluindo um dia para esse passeio que estou recomendando aqui.
Dica: algumas pessoas aproveitam uma viagem mais longa para também conhecer a cidade de Birmingham. Veja aqui um artigo do blog Quarto de Viagem sobre essa linda cidade, morei lá quando adolescente mas não pude voltar dessa vez. Então ta na mão um texto pra vocês.
Passeio de Londres para: Castelo de Leeds, Dover e Canterbury
Oi Lu
Queria ter feito o passeio Stonehenge, Bath e Stratford que você indicou. Cliquei no link que você tem. Me levou para viator. Comprei. Descobri no dia que o passeio é diferente. Passa em 3 vilarejos na Cotswolds. Foi meio frustante, mas ok. Seria legal se vc atualizasse com essa informação. Obrigada
Victoria
Olá Maria. Entendo perfeitamente, o link do post é para o passeio de Bath, Stonehenge e Stratford com uma passada rápida por Cotswolds. Você pode me confirmar se comprou o passeio abaixo por favor? Caso tenha sido esse exato passeio porém não visitaram essas 3 cidades e sim as vilas de Cotswolds eu vou solicitar seu reembolso junto a Viator pois não condiz. O passeio que indico é outro e o link não mudou. Então se te ofereceram um passeio diferente não é justo você pagar por isso ☺️ Vou precisar do voucher da compra e de uma descrição de como foi o dia do passeio, também confirmar se você recebeu algum e-mail da Viator após a compra.
Link do post e do passeio:
https://16433.m.viator.com/tour/London/England-in-One-Day-Stonehenge-Bath-the-Cotswolds-and-Stratford-upon-Avon-Day-Trip-from-London/0-2452T6/info.htm