O que comer em Portugal: principais pratos e sobremesas
Nesse post vamos falar sobre coisa boa, o que comer em Portugal! Então preparem-se pois vai dar uma fominha rs.
E como exatamente é composta a gastronomia do país e o que comer em Portugal para mergulhar nesse mundo? É esse o assunto que vamos tratar detalhadamente aqui.
Uma variedade enorme de refeições a base de carne de porco, peixes, frutos do mar, legumes e muito vinho. Grande parte dos pratos brasileiros sofreram forte influência portuguesa em virtude da colonização. Portanto, o que comer em Portugal se confunde, algumas vezes, com a nossa comida brasileira.
SEGURO VIAGEM para PORTUGAL com até 10% de desconto – usem o cupom TURISTANDO5 e pague no boleto bancário! COMPRE AQUI!
Veja aqui detalhes de como escolher o melhor seguro viagem internacional sem errar.
O que comer em Portugal – entradas:
- Alheiras a Mirandela: na minha opinião a melhor entrada que provei por lá, melhor até que o bolinho de bacalhau 🙂 É uma linguiça recheada com carnes defumadas, migas de pão (farinha ou farinheira) e temperos. O sabor é forte e uma textura um pouco mais macia que a da nossa linguiça. Há relatos que a alheira nasceu no século XV, um prato histórico.
- Bolinhos de Bacalhau: é muito parecido com o nosso bolinho, a grande diferença que notei foi o gosto mais presente do bacalhau e um pouco menos de batata na massa.
- Bolinhos de Leitão: esse me surpreendeu MUITO. Parece um risoles frito de carne de porco mas geralmente é feito com as sobras do famoso leitão a bairrada. Não acredito que seja um prato típico no país todo pois encontramos em poucos lugares.
- Sardinhas: eu não provei pois não gosto muito de sardinhas 🙂 Mas é bem típico, está em todos os menus e quem prova diz que a qualidade da sardinha é ótima. Fritas, embutidas, empanadas etc.
- Caldo Verde: esse prato foi a inspiração para o nosso caldinho verde, uma sopa de batata ralinha com couve. Em alguns restaurantes é servido com linguiça.
- Salada de polvo: todos os restaurantes oferecem uma salada feita com polvo, pimentões, cebola e tomate. Uma espécie de vinagrete mais encorpado. Recomendo provar em pelo menos um restaurante, é uma delícia!!!
- Embutidos no geral: todos os embutido são de altíssima qualidade, em especial o presunto cru. Quem quiser gastar um pouco mais, pode se jogar no Pata Negra, um presunto cru especial. Os queijos da Serra da Estrela também são perfeitos, molinhos no meio 🙂
O que comer em Portugal – principais:
- Francesinha: esse prato, típico da cidade do Porto, pode ser considerado completo e repleto rs. Um sanduíche de forno recheado com carne de porco ou de vaca, presunto, salsichas, linguiças e outros frios. É coberta com queijo e um molho parecido com o de tomate, vai ao forno e geralmente é servido com um ovo e batatas fritas. Um prato grande e com sabor intenso.
- Polvo Grelhado: meu favorito. Não tem muito segredo no prato: uma carne de polvo bem macia, grelhada com temperos e servido com batatas, espinafre e legumes. Importante pesquisar onde comer pois uma carne de polvo mau feita não terá o mesmo efeito, provei no Sr Vinho.
- Bacalhau a Brás (Braz): bacalhau desfiado e salteado com cebola, ovos e batata palha. Em alguns lugares ele é servido com um creme que deixa o prato bem parecido com um risoto.
- Bacalhau as natas: bacalhau desfiado e misturado com pedaços pequenos de batata, temperos, azeitonas, creme de leite e depois gratinado com bastante queijo por cima.
- Bacalhau a moda da casa: assado, frito, empanado etc. Cada restaurante tem sua especialidade de bacalhau. O que mais gostamos foi empanado na farinha de milho e servido com molho de cogumelos. Provamos em um restaurante local na região do Douro.
- Leitão a Bairrada: um pequeno leitãozinho (ou pedaços de um leitão maior) assado e servido com as deliciosas casquinhas a pururuca. Provamos em Porto no Piken Box (Rua das Flores), mesmo local em que provamos os bolinhos de leitão. Veio acompanhado de um molho de pimenta do reino de comer rezando, deu vontade de pedir um pote só de molho.
- Leitão a moda Alentejana: uma combinação inusitada e saborosa. Carne de porco em cubos salteada com cebola, batata em pedaços e coberto com molho de mariscos.
Leia mais: 5 comidas para provar em Portugal
- Peixe Grelhado: é muito comum encontrar diversos tipos de peixes grelhados como pratos do dia. Eles vêm inteirinhos (como na foto) e embebidos no azeite. Muito bom!
- Arroz com mariscos: um ensopado estilo risoto feito com molho especial e frutos do mar. Típico da região Norte do país.
Sobremesas <3:
O que beber em Portugal:
- Vinhos do Porto: aqui nesse post falo mais sobre eles.
- Vinhos Verde: branco, suave e com um pouco de bolhas (nada perto de um espumante). Uma taça bem geladinha cai perfeitamente bem em uma tarde quente.
- Vinhos de Mesa: tintos, brancos, verdes e rosés. Mas ATENÇÃO pois a jarra de vinhos de mesa é com 1 litro de vinho, dá pra ficar bem alegre rs.
Salve esse artigo em seu Pinterest:
Gostou de falar sobre a Gastronomia em Portugal? Veja outros blogs participantes da Blogagem Coletiva com tema Viagens Gastronômicas:
- Pegadas na Estrada – Pegadas na Cozinha vai à Tailândia
- Foco no Mundo – 8 coisas que você precisa comer em uma viagem para a Europa
- Destinos por onde andei – Eataly de Gênova, o Templo Gastronômico da Ligúria
- Mineiros na Estrada – Comidas típicas para provar em uma viagem a Minas Gerais
- Caixa de Viagens – Restaurantes imperdíveis em Vitória-ES
- Atravessar Fronteiras – Os deliciosos chocolates de Bariloche
- Passeiorama – Rio de Janeiro: Delícias na Zona Sul da Cidade
- O Melhor Mês do Ano – O que comer em Santiago?
- Viajando em Família – Receitas para recordar
- Do RS para o Mundo – Uma viagem pela culinária no RS
- Trilhas e Cantos – Califórnia – um paraíso da Craft Beer
- Turistando com a Lu – Gastronomia em Portugal: principais pratos e sobremesas
- Cantinho de Ná – 10 restaurantes em Las Vegas para almoço e jantar
- Viajonários – 5 delícias gastronômicas da Bélgica para incluir no roteiro
- A Li na Alemanha e no Mundo – Conheça as comidas típicas da Alemanha que você precisa provar
- Volto Logo – Top 10: Meus pratos favoritos na América Latina
- Outro Blog – Restaurantes em Penedo: da truta ao chocolate | Itatiaia, RJ
- Vamos Por Aí – Tudo O Que Você Precisa Saber Sobre a Culinária Goiana
- Viagem em Detalhes – Festival Food & Wine no Epcot em Orlando
- VoupraRoma – Pizza de todo tipo em Roma
- O Baú do Viajante – Viagem Gastronômica ao Nepal, 5 pratos para você experimentar.
- Ligado em Viagem – Como é almoçar no restaurante Zeughauskeller em Zurique na Suíça
- Apure Guria – Comida de rua em Curitiba: feliz com deizão!
- Devaneios de Biela – O que comer na Finlândia – experiência gastronômica no restaurante Savotta
Queridos turistas, Visitei Portugal várias vezes e degustei inúmeras comidas típicas. Amei todas. Irei residir lá, em Setúbal onde comprei Apt. porém, infelizmente não poderei ingerir nada com sal, doces ou bebidas alcoólicas. Peixes frescos, saladas e caldos, são alimentos que posso comer, mas tudo feito em casa. Só poderia ir a restaurantes caso tivesse algo sem sal e as variedades são poucas. Alguém pode informar algo para me ajudar? Ou restaurantes em Montijo e arredores que se proponha a fazer comidas sem sal?
Sérgio eu não tenho sua resposta, vou deixar aqui publicado e repassar para alguns amigos que lá vivem. Quem sabe podem ajudar.
Ai, Lu, que fome me deu aqui lendo este post completíssimo sobre a culinária de Portugal. Já estive em Lisboa e quero conhecer Porto também, são lugares com comidas especiais, não é? O meu prato português predileto é o Bacalhau as Natas, não tem erro, é realmente uma delícia. Grande beijo, parabéns pelo excelente post.
Obrigada Gi 🙂
Adoro as comidas portuguesas! Em se falando do leitão a bairrada, realmente tem um molho servido a parte para comer com a carne, bom demais!!! Nem se fala dos pratos de posta de bacalhau com batatas ao murro, regado com azeite. Mas o que mais me impressionou foi um prato de Pataniscas de Bacalhau com Arroz de Feijão que comi no Laurentina, parece comida simples mas estava maravilhoso!!!
Humm deu até água na boca ler seu comentário 🙂 Já com vontade de voltar pra lá pra provar tudo que não deu tempo rs.
Quando vc se refere ao queijo, nao seria da “Serra da Estrela”?
Mari obrigada, você está certíssima. É queijo da Serra da Estrela mesmo. Estou tão acostumada com o nosso queijo da Serra da Canastra que foi no modo automático. Rs
Meu Deus, que post delícia! Gosto de tudo! Ainda não provei a linguiça Alheiras, mas sempre que leio sobre a gastronomia de Portugal, ela está lá! Vou provar na próxima ida a Portugal sem falta! Abraços.
Vocês precisam provar as alheiras rs, queria trazer na mala de tão boa que é.
Gente, que post é esse??? Só coisas deliciosas!!! Adoro alheiras, pastel da nata e qualquer prato que tenha bacalhau. Preciso voltar logo a Portugal!
Ale do céus, eu quase comi a cozinha inteira enquanto postava de tanta fome que me deu rs.
Eu ainda não conheci Portugal, mas não tenho dúvida de que amarei a culinária de lá! Amo bacalhau… e quanto ao Polvo, come-se mais no litoral, ou dá pra encontrar em qualquer região? Bem lembrado que polvo tem que ser muito bem preparado! Beijos!
Eu comi o melhor polvo de todos em Lisboa rs. Mas dizem que na região da Algarve é mais tradicional.
Estou planejando uma viagem para Portugal em breve e suas dicas vieram em boa hora! Vários pratos que eu não conhecia! Preciso provar essas delícias!!! hehehe 😀
Bota tudo na listinha pra provar por lá!! E aproveita Portugal 😉
Tô doooido pra experimentar a francesinha!!!
Sempre que converso com alguém que foi a Portugal me falam dela! ahhaha
Adorei o post!
Abraço
A francesinha é muito boa mesmo!! Precisa comer na região do Porto que é mais tradicional 😉 Vai adorar.
Que delícia! Uma das coisas que mais fiz em minha viagem para Portugal foi comer. 😀 Lendo seu post e lembrando dos pratos com polvo ou alheiras ou bacalhau ou… haha… muito bom!
Concordo Edson. Pensemos que comer também é turistar rs
Adoro bacalhau, bolinho de bacalhau, caldo verde e os doces…Quanta coisa boa tem Portugal!!!
Tudo de bom né?! Nem sei dizer o que mais gostei.
que post mais gostoso! acho que Portugal vai entrar para a minha wish list!
Pode botar Portugal na listinha que não vai se arrepender 😉
Nossa como eu adoro a culinária portuguesa. Gosto do menu completo, desde as entradas às sobremesas e claro que um bom vinho do Porto pra fechar a refeição com chave de ouro.
Tem que ter vinho do Porto né Cy?! 😉
Comi muita coisa boa quando fui pra Portugal e o caldo verde foi incorporado ao cardápio da família! Mas acredita que não gosto de bacalhau não?? Ninguém que eu conto se conforma com isso rs.
Fer como assim não gosta de Bacalhau? Rs. Brincadeiras a parte, o caldo verde é muito bom né?!
Confesso que a culinária portuguesa é um dos maiores motivos de eu querer conhecer Portugal, haha. Que post cruel <33
Ka as comidinhas lá me surpreenderam muito. Vale a pena rs.. E sorry pelo massacre com o post rs 😉
Nossa, Lu… que delícia de post! Tive pouco contato com a comida local, numa passagem de horas por Portugal. Preciso muito voltar e provar tudo isso… adorei! Parabéns pelo post! 😉
Gabi precisa voltar mesmo pra poder aproveitar essas delícias 😉
Nossa quanta coisa gostosa! Tudo é gostoso! Fiquei aguando de vontade de comer o queijo da Serra da Canastra hmmmmm. Parabéns pelo post!
Esse queijo é coisa de doido rs. Todo lugar que tinha eu pedia de entrada! rs
Só delícia!!!
Eu sou fanática por bacalhau, mas se tem alguma coisa que me mata é polvo… genteeeeee, amo! Então já dá pra ter uma ideia de como eu fiquei depois do post, né?! 🙂
Cá eu imagino! Tbm sou fanática pelo polvo, sem noção de bom né?! Beijos
Bolinho de Leitão? Esse eu não conhecia. Mas o bacalhau às natas me deixou com água na boca.
Dri bom demais o bolinho!! 😉
Adorei, seu post! Rico em variedades da culinária Portuguesa. Amo esse Bacalhau as Natas é tudo de bom. Parabéns!!
Obrigada Cris, fico muito contente que tenha gostado!! 😉
Adoro a culinária Portuguesa!!! Deu água na boca esse post!
Me surpreendi com a gastronomia de lá. Muito boa!! 😉