Conhecendo a charmosa cidade de Arequipa no Peru
Arequipa é uma cidade peruana que nem sempre entra nos roteiros turísticos, uma pena. Ela é Patrimônio Histórico da Humanidade, conhecida como “cidade branca” em virtude de suas construções feitas a base de pedras vulcânicas brancas, localizada ao redor do famoso vulcão Misti, um lugar encantador e charmoso.
Bem vindos a Arequipa no Peru
A princípio coloquei Arequipa em meu roteiro por um único motivo: conhecer a Juanita. Ah?! Vou explicar rs. Quando visitei Salta na Argentina (aqui eu conto sobre minha viagem a Salta) fui até o MAM (Museo de Alta Montaña) e lá conheci intrigantes histórias sobre as cerimônias que o povo Inca realizava após vulcões entrarem em erupção, eles ofertavam as crianças mais bonitas da aldeia para a “Patcha Mama”, a mãe terra, pois acreditavam que a erupção vulcânica era uma benção.
Em Arequipa não era diferente, o povo que ali vivia ofertou a Juanita, uma jovem linda. Muitos anos depois a Juanita foi encontrada intacta no vulcão Ampato a 6 mil metros de altura, estudos revelam que ela veio de Cusco até Arequipa, foi encontrada com seus pertences e hoje fica em um museu da cidade que conta toda essa história em detalhes. Além de falar bastante sobre os povoados Incas e quais as conexões com outros povos que viviam fora dali, rituais etc. O museu se chama Museo Santuarios Andinos e fica bem no centro de Arequipa, ao lado da praça central.
Museo Santuarios Andinos
Juanita, foto do site UOL Viagem pois os turistas não estão autorizados nem a entrar com câmeras no museu
Como eu tive somente um dia em Arequipa (70% de uma dia eu diria rs) fiz os principais passeios: comecei pela Catedral de Arequipa, depois fui pro centro histórico que é lindo. Você vai caminhando por ruas que parecem cenários de filme, repletas de cafés, lojas, bancas e tudo isso com os vulcões estampados em um céu azulíssimo, sempre aberto em virtude da altitude.
Depois fui conhecer a Plaza de Armas, que é mais uma praça peruano que sofreu ao longo dos anos com as invasões espanholas e neste caso se tornou um ponto comercial e de encontro muito importante para a cidade, a praça é bem bonita e gostosa para uma caminhada. Depois segui para a praça San Francisco para conhecer a igreja e desfrutar de uma bela vista do vulcão Misti.
Outros locais pelas quais eu passei na frente mas não tive a oportunidade de conhecer foram: Monastério de Santa Catalina, Yanahuara Church (bem rustica e bonita por fora), Convento de Santa Teresa e Museu de Arte Colonial. Outro lugar interessante para se visitar em Arequipa é o Yanahuara, uma igreja que fica no alto da cidade e permite uma vista panorâmica da cidade e do Misti.
Nos hospedamos no hotel Casa Andina e foi excelente, café da manhã completo, localização perfeita e atendimento nota mil. Recomendo esse hotel, ótimo custo benefício.
Catedral de Arequipa
Caminhando pelo Centro Histórico de Arequipa
Praça San Francisco
Vulcão Misti em Arequipa
Acho que é isso, recomendo a passagem por Arequipa pois a cidade é linda e tem essa gama de pontos turísticos a serem visitados, em especial a Juanita. Aproveitem!
Veja outros posts sobre o Peru:
Peru Completo: 10 dias em Lima, Cusco, Puno e Arequipa
3 opções de hotéis em Lima no Peru
Tudo o que você precisa saber para visitar o Machu Picchu
Dicas do que fazer em Cusco – Peru
Puno, lago Titicaca e as ilhas flutuantes de Uros no Peru
Mochilando pelo Peru – relato da leitora Elisa Vasconcelos
Quanto custa uma viagem ao Peru?
Arequipa é linda! Pra uma volta ao Peru dá pra colocar no roteiro de novo pra aproveitar mais 🙂
E eu também fui no MAM e fiquei louca pra ver a Juanita… que sensação estranha que dá, né?
Cá dá um frio na barriga, um negócio doido né?! Imaginar tudo o que acontecia nas montanhas naquela época é sensacional.