Como fazer Ceviche Peruano e Pisco Sour – uma noite no Peru
Já que estamos de quarentena, sem poder viajar, que tal falarmos sobre gastronomia mundo afora? Uma parte super importante das viagens é, sem sombras de dúvidas, a experiência gastronômica. Conhecer um país através de sabores, temperos, cheiros e claro, drinks. Então resolvi reviver esses momentos aqui em casa e comecei com Peru, vamos falar de como fazer ceviche peruano acompanhado de pisco sour.
Leia mais: O que fazer na quarentena – dicas para amantes (ou não) de viagens
Leia mais: Roteiro no Peru – 10 dias entre Lima, Cusco, Puno e Arequipa – incluindo Machu Picchu
Sobre o Ceviche Peruano
O ceviche é um prato tradicional do Peru, feito a base de peixe cru marinado em limão com cebola, sal e pimenta. Foi declarado parte da “herança nacional” do país e teve até um feriado declarado em sua homenagem. Parece loucura mais é verdade, o amor dos peruanos por ceviche é enorme.
Isso pode ser facilmente notado quando se visita o país, há ceviche no menu de praticamente todos os restaurantes. E o povo o faz e fala dele com paixão, inclusive defendendo sua origem 100% peruana. Há quem diga que ceviche e pisco sour são criações chilenas, jamais fale isso a um peruano rsrs.
Leia mais: Roteiro de viagem ao Chile – 12 dias com Santiago, Farellones e Pucón
O sabor é suave e refrescante, combina muito com o drink Pisco Sour (também de origem peruana), com vinho branco e até mesmo com uma boa caipirinha. O ceviche é acompanhado de chips de batata doce ou pedaços dela assada e choclo (uma espécie de milho enorme que se encontra por lá).
Pode ser servido como entrada em porções menores ou como prato principal. O mais importante é que o ceviche deve ser fresco, feito momentos antes de ser consumido, esse cuidado fará toda a diferença no sabor e na experiência.
Leia mais: Quanto custa uma viagem ao Peru
Receita do ceviche peruano
- 500 gramas de peixe branco (tilápia)
- 1 cebola roxa
- 4 limões
- Salsinha ou coentro
- Pimenta biquinho ou dedo de moça para mais picante
- Opcional: gengibre, coentro e pimenta dedo de moça
Essa receita serve duas pessoas como prato principal ou até quatro pessoas considerando o ceviche peruano como entrada de outra refeição. Não gosto de fazer o “leite de tigre” para marinar o ceviche com alho e caldo de peixe, acho que fica aguado e o alho rouba a cena.
O peixe branco pode ser tilápia, dourado ou namorado. Eu particularmente prefiro tilápia pelo custo e facilidade de trabalhar com ela. Você também pode usar outras opções como atum ou salmão para inovar e criar versões diferentes.
Leia mais: Dicas Machu Picchu – tudo que você precisa saber para visita-lo
Modo de preparo
- Pique a cebola roxa, pode ser em cubos pequenos ou em meia lua. Eu prefiro cubinhos pois traz delicadeza ao prato.
- Corte o peixe em cubos médio, não muito grande pra não tomar muito tempo para marinar, nem muito pequeno pois podem desmanchar.
- Corte a salsinha e a pimenta biquinho. Se optar por usar dedo de moça, remova as sementes para não ficar muito forte e roubar a cena.
- Misture tudo em uma tigela, esprema os limões, tempere com sal a gosto e mexa bem.
- Reserve na geladeira coberto por cerca de 30 minutos. Assim que o peixe estiver aparentemente marinado, o ceviche peruano está pronto para consumir.
Acompanhamentos
No Peru é comum ver o ceviche acompanhado de batata doce ou de abóbora em diferentes versões: assada, cozinha e em chips. Esse acompanhamento tem a função de adocicar um prato que é bem cítrico.
O “choclo” ou milho, que é o segundo acompanhamento, tem a função de trazer mais uma textura ao prato, muitas vezes ele vem em formato crocante, quando o milho está quase virando pipoca.
Leia mais: Planejamento de Viagens – aplicativos, sites e dicas gerais
Algumas sugestões de acompanhamentos fáceis e super rápidos de preparar pra sua noite peruana desta quarentena:
- Chips de batata doce + espiga de milho cozido
- Bata doce assada + pipoca
- Chips de banana da terra + milho de latinha
- Abóbora assada (queimadinha) + pipoca
Pisco Sour
Como estamos viajando para o Peru através dessa receita de ceviche peruano, não podemos deixar de preparar um drink típico do país. E nossa escolha foi o Pisco Sour, uma bebida feita a base de pisco e limão. Já perceberam que essa “viagem” é uma ótima pedida para tardes de verão né?
Pisco é uma espécie de cachaça peruana que é produzida através da fermentação do vinho de uvas como moscatel e quebranto. Existem quatro tipos de pisco: o puro (feito com uvas não aromáticas e perfeito para o preparo de Pisco Sour); o aromático (feito a base de uvas aromáticas); o mosto verde (que é feito com uvas não maduras); e acholado (uma mescla de uvas aromáticas e não aromáticas).
Leia mais: O que fazer em Lima – roteiro de 4 dias memoráveis!
Como comprar Pisco no Brasil -> o site da lojas americanas tem diversas opções, selecionei 3 pra vocês:
- Pisco Capel Reservado 750mls
- Pisco Capel Reservado 750mls – garrafa decorativa
- Pisco Vargas Reserva 750mls
Como fazer o Pisco Sour
Ingresidentes:
- 2 doses de pisco
- 1 dose de suco de limão
- 15 mls de xarope de açúcar ou açúcar normal
- 1 clara crua
- Angostura (uma bebida pra trazer amargor)
Modo de preparo:
Primeiro de tudo, coloque gelo dentro do copo que você servirá o pisco para ir refrescando. Coloque todos os ingredientes em uma coqueteleira com gelo, incluindo a clara crua e “shake it”.
No momento de servir você precisa coar a bebida para não deixar passar as fibras do limão. Para garantir a espuminha branca que traz uma beleza pro drink, remova o gelo da coqueteleira e despeje o que ficou ali no copo.
Algumas pessoas colocam um toque de canela em pó sobre a espuminha branca, nós não gostamos pois a canela rouba todo o sabor da bebida. Lu, ovo cru? Não fica com cheiro de ovo? Não! O cheiro e gosto é totalmente imperceptível.
Meu marido fez um vídeo pro IGTV mostrando o preparo da bebida, veja que bacana:
Bom pessoal, acho que é isso! Essa é uma sugestão de noite peruana pra gente viajar sem sair de casa! Espero que gostem, se fizerem o pisco ou o ceviche me contem como foi a experiência.
Leia mais: Turismo e Coronavírus – quando voltaremos a viajar?
Salve esse artigo em seu Pinterest