Basílica do Santíssimo Sacramento: Igreja La Escondida em Buenos Aires
Quem já ouviu falar sobre uma igreja escondida em Buenos Aires e que tem um charme de outro mundo? A Basílica do Santíssimo Sacramento, mais conhecida como Igreja La Escondida, fica na rua San Martín no bairro de Retiro, logo atrás da praça San Martín e sua história é muito intrigante!
A Basílica demorou 8 anos para ser construída ficando pronta em 1916. A iniciativa da construção veio da família Anchorena com o intuito de presentear Buenos Aires com parte imensa riqueza da família deixando registrado seu legado na história do país. O local onde a igreja deveria ser construída foi especialmente escolhido por Mercedes Castellanos de Anchorena; 150 metros a frente da janela do quarto da devota e católica Mercedes, assim ela poderia contemplar a igreja e fazer suas orações todas as manhãs.
Alguns anos depois (por volta de 1934) foi construído o Edifício Kavanagh, bem em frente a Basílica e obstruindo completamente a vista de Mercedes. Kavanagh foi a obra mais importante da América do Sul na época; o edifício mais alto e mais imponente do continente. Foi construído a pedido e financiamento de Corina Kavanagh, filha de um rico comerciante da época porém que não fazia parte da sociedade aristocrática. O Edifício Kavanagh tampou completamente a vista da igreja tão desejada por Mercedes e claramente levantou muitas perguntas, mesmo sendo um icônico e importante ponto comercial para toda a América do Sul.
A resposta oficial nunca foi divulgada mas.. reza a lenda que Corina se apaixonou por um dos filhos de Mercedes, ambos estavam completamente envolvidos e decididos em viver o resto de seus dias juntos. Porém a “sogrona” Mercedes não autorizou o casamento em virtude de Corina não ser de família tradicional e aristocrata. Com isso Corina ficou um pouco revoltada e resolveu investir seu dinheiro e energia em se vingar da sogra mostrando seu potencial, assim nasceu o Edifício Kavanagh. Essa história é contada por guias locais, não encontrei referências bibliográficas (só estou repassando a fofoca rs).
Bom, de qualquer maneira encontrar a igreja é bem divertido, ela fica bem escondidinha em meio a ruazinhas estreitas: você vai caminhando e de repente se surpreende com a beleza e magnitude dela. Por dentro é linda, decorada com pinturas e obras históricas, local onde a alta sociedade argentina escolhe para realizar casamentos até os dias de hoje. Vale muito a pena a visita.
Se você gosta de conhecer Igrejas não pode deixar de ler esse post aqui do blog Cantinhos de Ná que lista as 15 principais igrejas da Europa.