O que fazer em Maragogi – Alagoas
Se você gosta de destinos de praia, certamente já ouviu falar do famoso Caribe Brasileiro em Alagoas certo? Maragogi faz parte dessa rota e aqui, neste texto, te explico tudo o que fazer em Maragogi, como explorar a região e acima de tudo: como não cair em furadas!
Leia mais: Nordeste com crianças – uma curadoria completa com destinos, resorts e mais!
Maragogi em um resumão rápido
- Melhor época do ano: entre setembro e março
- Quanto tempo ficar: mínimo 4 dias e máximo 10 dias, caso tenha mais tempo inclua São Miguel dos Milagres e outros destinos em Alagoas, ou Porto de Galinhas
- Duas principais sugestões de hotéis: Salinas de Maragogi All Inclusive ou Pousada Enero mais econômica mas sem perder o conforto
- Como chegar: através dos aeroportos de Recife ou Maceió
- Como circular: de carro alugado com passeios e transfer com a Luck Receptivo
- Sugestão de roteiro:
- Dia 1: dia da chegada
- Dia 2: Praias de Barra Grande, Caminho do Moisés e Burgalhau
- Dia 3: Praia de Antunes, Praia do Xaréu e Ecopark Sol e Mar
- Dia 4: Piscinas Naturais de Taocas ou Galés
- Dia 5: Crôas de São Bento e Japaratinga
- Dia 6: Passeio de Buggy até as praias do Sul
- Dia 7: Praia de Carneiros
- Dia 8: Dia livre
- Dia 9: dia do retorno
Onde fica Maragogi e como chegar
Maragogi está localizada no estado do Alagoas, quase chegando em Recife. Faz parte da chamada Costa dos Corais que vai desde Tamandaré em Pernambuco até Maceió no Alagoas. É uma área de proteção ambiente designada pela ICMBio.
Com isso há duas maneiras de chegar até esse paraíso chamado Maragogi:
- Voando até o aeroporto de Recife (Guararapes) e alugar um carro para dirigir por cerca de 125 KM até a cidade.
- Uma sugestão que dou caso você chegue por Recife e seu voo chegue muito tarde ou, caso o voo de partida saia muito cedo: é se hospedar no Ibis Recife Aeroporto que oferece transfer de/para hotel – aeroporto e é super confortável. Neste caso você pode descansar antes de pegar estrada até Maragogi ou, no caso do voo que parte muito cedo, já estar próximo do aeroporto e evitar dirigir de madrugada, especialmente pois muitas empresas de aluguel de carro abrem após 5am.
- Voando até o aeroporto de Maceió Zumbi dos Palmares e,
- Alugar um carro para dirigir cerca de 125 KM até a cidade ou
- Contratar ESTE TRANSFER com nossa parceria Luck Receptivo
As condições das estradas em ambos os trechos é muito boa e estar com carro em mãos trará muita flexibilidade e praticidade em seu roteiro, preferimos essa opção. Até porque, a diferença de custo entre o transfer e o aluguel do carro é baixa.
Leia mais: Inspire-se aqui com dicas e destinos na Bahia
Qual a melhor época para visitar
Apesar de Maragogi ter o sol e calor o ano todo, há sim uma temporada de chuvas. Essa temporada acontece durante o inverno entre os meses de Maio e Julho, as chuvas não acontecem o dia todo (são pancadas esporádicas) e podem não atrapalhar no quesito sol e calor. Mas…
As chuvas modificam sim a cor da água do mar e em alguns casos, deixa o mar mais agitado impossibilitando a formação das famosas piscinas naturais. Nós tivemos exatamente essa experiência: fomos em Junho e pegamos o mar turvo e não conseguimos fazer o passeio até as piscinas.
A melhor época para visitar Maragogi é entre os meses de Setembro e Março, sendo os meses de Novembro, Dezembro e Janeiro os mais belos em relação a cor do mar (segundo os especialistas locais e muitas pessoas que comentaram isso no meu Instagram).
Leia mais: O que fazer em Foz do Iguaçu – dicas e roteiro completo
Onde se hospedar em Maragogi
Maragogi oferece diferentes estilos de hospedagem: desde resorts all includive a pousadas menores e mais econômicas. Portanto, é muito importante ter em mente qual a opção de hospedagem mais deseja para sua viagem.
Uma sugestão: se sua viagem acontecer nestes meses chuvosos, invista em um bom resort com atividades, comida e bebidas de qualidade deixando os passeios como plano B.
Se sua viagem acontecer em meses nos quais você fará passeios, mescle a hospedagem: 3 dias em resort all inclusive e os demais dias em alguma opção econômica, e nestes dias foque em fazer os passeios.
Resorts All Inclusive:
- Salinas de Maragogi
- Japarating Louge Resort (já mais afastado, na praia de Japaratinga porém com fácil acesso a Maragogi)
- Grande Oca Maragogi All Inclusive
Deixo abaixo algumas fotos do Salinas, nossa experiência nele foi fantástica!
Outras opções:
- Maragogi Brisa Exclusive Hotel (com café da manhã e jantar)
- Hotel Praia Dourada
- Pousada Olho D’água
- Costa Dourada Village
- Pousada Barra Velha
- Pousada Enero
CONFIRA AQUI A LISTA COMPLETA DE HOTÉIS E RESORTS EM MARAGOGI
Sugestões de roteiros entre 5 e 7 dias de viagem
O que fazer em Maragogi pode te render diversos estilos de roteiro. Por ser uma cidade muito próxima de outras cidades turísticas de Alagoas e de Pernambuco, você pode até pensar em uma longa viagem de férias. Mas vamos lá, liste aqui algumas sugestões.
Você pode brincar com os dias: por exemplo, se gostou mais das atividades propostas no dia 7 porém não quer ficar tanto tempo, substituí alguns dos dias iniciais pelo dia 7. E qualquer dúvida estou sempre a disposição pra ajudar aqui ou pelo Instagram.
- Dia 1: chegada, retirada do carro, check in e curtir o hotel
- Dia 2: Praia de Barra Grande, Caminho do Moisés e Barra Mar Beach Club Maragogi. Se animar, anda cabe um passeio até a Praia de Burgalhau. Outra opção seria passar a tarde e noite livres no hotel/resort
- Caso você queira sair para jantar: Restaurante Burgalhau
- Dia 3: Passar o dia na Praia de Antunes para conhecer o Ecopark Sol e Mar e a Praia do Xaréu. Novamente recomendo passar o restante do dia no hotel/resort
- Para o jantar, recomendo o Restaurante Tuyn
- Dia 4: Passeio até as Piscinas Naturais de Taocas ou Galés. Neste dia você pode dar um passeio pelo centrinho da cidade ou terminar o dia na praia de seu hotel/resort.
- Recomendo a Costa Azul Turismo para o passeio até as piscinas naturais.
- Dia 5: Passeio até Crôas de São Bento na cidade de Japaratinga. Aproveite o restante do dia para conhecer a praia de Japaratinga, minha sugestão é esticar até o final do dia, ver o pôr do sol no Mirante Boqueirão e fechar com um jantar na Companhia da Lagosta.
- Para conhecer as Crôas de São Bento também recomendo a Costa Azul Turismo.
- Dia 6: Passeio de Buggy pelas praias do sul de Maragogi (São Bento, Japaratinga, Bitingui e Barreiras do Boqueirão). Restante do dia e jantar livre no hotel/resort.
- A Costa Azul fazer esse passeio e outra opções pelas praias já mencionadas acima.
- Dia 7: Bate e volta para Praia de Carneiros com parada no Beach Club Bora Bora e passeio de Catamarã para banho de argila e visita a banco de areia em meio ao mar.
- Para este passeio recomendo a Luck Receptivo, veja aqui o passeio.
- Dia 8: Dia livre no hotel/resort para descansar e recarregar as energias antes de voltar pra casa (acho essencial esse dia livre).
- Dia 9: Check out, devolução do carro e voo de volta pra casa.
Outras opções de passeios que poderia, facilmente, serem trocados por alguns citados acima ou em dias adicionais de viagem:
- Bate e volta para Porto de Galinhas
- Bate e volta para São Miguel dos Milagres
- Passeio até Praia de Ipioca (Hibiscus Beach Club)
Se você pensa em conhecer o litoral de Alagoas por completo, recomendo deixar Porto de Galinhas e Ipioca para outra viagem. Você pode incluir assim como São Miguel dos Milagres e Patacho nesta mesma viagem.
Se tiver mais tempo (pelo menos 15 dias), recomendo incluir Maceió e Barra de São Miguel, dessa maneira você vai de ponta a ponta pelo litoral de Alagaos.
Ponto de atenção: verificar a tábua da marés com as agências que você fechará seus passeios é SUPER importante pois é a tábua que definirá se o passeio acontece ou não e qual o horário deve ser.
E isso vale para o Caminho de Moisés também, você precisa estar com a tábua menos de 0.6. Esse SITE aqui é bem confiável para tábuas atualizadas.
Leia mais: O que fazer em Porto de Galinhas
Quais os principais restaurantes de Maragogi
Maragogi tem excelentes hotéis e resorts, muitos com sistema all inclusive e/ou todas as refeições. Sendo assim, talvez você ignore a lista abaixo, ou opte por conhecer um ou outro. Caso seu hotel não inclua as refeições, os dois restaurantes que me apeteceram muito foram: Burgalhau e Tuyn.
- Restaurante Burgalhau
- Camurim Grande
- Comedoria Marítima
- Dona Maragô Bistrô
- Maragaço
- Marapiocas Brilho Do Mar
- Odoiá
- Pizzaria Regina
- Restaurante do Mano
- Sabor de Maragogi
- Taocas Restaurante
- Tapioca da Martha
- Tuyn
Bom pessoal, acho que é isso, essas são as nossas dicas para você planejar o que fazer em Maragogi com sucesso e fugir de perrengues! Qualquer dúvida estou a disposição! Boa viagem!