O que fazer em Nova York: dicas práticas e atrações turísticas
Como começar um post sobre Nova York? A cidade que nunca dorme, o coração do mundo, um destino que dá vontade de voltar inúmeras vezes. Eu tenho paixão por New York City, já fiz duas viagens até lá e pretendo fazer muitas outras ao longo da vida. Mas o que fazer em Nova York? Aqui vou compartilhar dicas práticas e uma lista de atrações que adoro.
Obrigatoriedades:
Para chegar a Nova York você precisa ter visto americano válido e passaporte vigente. Não é obrigatória nenhuma vacina nem seguro viagem. Porém, acho loucura viajar sem seguro, um risco muito alto. Principalmente em uma das cidades mais caras do mundo, então faça um seguro mesmo que seja com cobertura básica.
Aeroportos de Nova York:
Existem três aeroportos em Nova York e arredores: Aeroporto Internacional John F. Kennedy, La Guardia e Internacional de Newark. Todos recebem voos provenientes do Brasil e tem fácil acesso a cidade. Abaixo uma explicação de como ir e vir deles:
Aeroporto Internacional John F. Kennedy: você pode ir até o centro de Manhattan com o AirTrain JFK, descer na Jamaica Station e pegar o metrô pra qualquer lugar da cidade, demora mais ou menos uma hora e custa cerca de U$10 por trajeto/pessoa sendo U$8 do trem mais U$2 do metrô.
Outra maneira mais prática e confortável é o shuttle compartilhado GO Airlink, você compra com antecedência, deixa agendado o horário, terminal, hotel etc. Muito organizado, para na porta do hotel e sem a dor de cabeça de ficar andando de metrô com malas pela cidade. Essa opção serve para os três aeroportos.
GO Airlink Shuttle (ida e volta) Aeroportos de Nova York -> Manhattan
La Guardia: para sair você precisará tomar um ônibus no aeroporto até a estação de metrô 74th Roosevelt para seguir viagem até as principais regiões. O trajeto demora cerca de 45 minutos, são duas linhas de ônibus que operam a cada 8 minutos. Definitivamente recomendo o transfer mencionado acima da GO Arilink, muito mais tranquilo.
Newark: você pode optar pelo transfer oficial do aeroporto Newark Express que é um ônibus shuttle até lugares centralizados da cidade como Bryant Park. Custa U$28 ida e volta por pessoa. Eu ainda fico com o GO Airlink que te deixa e busca na porta do seu hotel 🙂
Quando ir:
A única resposta que me vem a cabeça: o ano todo! Sempre que possível rs. Brincadeiras a parte, a primavera e o verão são as épocas mais gostosas de planejar uma viagem a Nova York. Você pode desfrutar dos parques com o céu azul, atividades como cinema a céu aberto no Bryant Park, festivais gastronômicos etc. No pico do verão esteja preparado para o calor intenso e abafado.
Mas Nova York no inverno também é linda e apaixonante, principalmente na época do natal, quando a cidade fica intensamente decorada. Já ouviram falar do famoso White Christmas americano? Pois Nova York é um lugar perfeito para curtir esse clima. Mas atenção pois o inverno é rigoroso e deixa a cidade quase toda branquinha de neve por isso é importante planejar bem a viagem e ter roupas adequadas antes de ir. Em relação as atrações turísticas, todas ficam abertas o ano todo.
Primavera: de abril a junho, certamente a época mais amena e propícia para viagem; nem tanto frio nem tanto calor
Verão: de julho a setembro, o calor também é intenso, alta umidade do ar
Outono: de outubro a dezembro sendo que já começa a ficar frio no finalzinho de outubro
Inverno: de dezembro até março sendo os meses de dezembro e janeiro os mais intensos, com muita neve etc.
Onde se hospedar e dicas de hotéis:
Minha região predileta para se hospedar é a Times Square. É por ali que estão todos os restaurantes, shows e burburinhos da noite. Mesmo para as atividades diárias, da Times Square você tem fácil acesso a todas as atrações turísticas de Nova York, dá até pra ir caminhando a muitas delas. Outra região que gosto é Upper East bem pertinho do Central Park, acho um bairro tranquilo e muito lindo.
Não deixe de ler o artigo abaixo que falo especificamente sobre onde ficar em Nova York, como funcionam as regiões e como encontrar os melhores hotéis na região da Times Square. Também conto um pouquinho sobre duas hospedagens por lá; como foram minhas experiências no Double Tree by Hilton Times Square West & no St James Hotel.
Onde ficar em Nova York e opções de hotéis na Times Square
O que fazer em Nova York – índice de atrações turísticas:
Agora vem a melhor parte, turistar! Uma viagem a Nova York significa passear por atrações turísticas como parques, monumentos históricos, museus, lojas, outlets e centros comerciais. Significa conhecer mercados gastronômicos e restaurantes do mundo todo, ver musicais vencedores de prêmios e muito mais.
Uma dica para você aproveitar ao máximo todas as atrações é comprar o New York Pass, um ticket que inclui a entrada a mais de 50 atrações turísticas da cidade (as principais), te dá o privilégio de furar filas em muitas delas, inclui um passeio de barco e o ônibus de dois andares. Também concede descontos especiais em restaurantes e você pode comprar pra 1, 2, 3, 4, 5, 7 ou 10 dias de viagem, vale muito a pena!! Basta fazer as continhas que você vai perceber; há duas opções que diferem pouquíssimo, apenas por algumas atrações:
- Time Square: é a parte central do coração do mundo, eu diria. A esquina mais movimentada e iluminada dos Estados Unidos. Aqui você vai curtir o burburinho da cidade, lojas (Forever 21, M&Ms, Sephora, Nike e todas as demais), restaurantes, cafés etc. É também a principal região para shows da Broadway e meu lugar predileto para jantar, todos os restaurantes possíveis e imagináveis estão nessa área.
- Dica esperta para tirar fotos sem multidões; tente fazer uma visita a Times Square bem cedo (tipo 7am). A noite é impossível fotos sem pessoas ao redor rs.
- Bryant Park & NY Public Library: o parque é charmoso e tem um espaço grande pra se jogar no chão e curtir o verão. Em frente a ele tem um supermercado Wholefoods e muita gente compra comidinhas e petiscos para fazer um piquenique. Outra opção é o restaurante com uma enorme sacada para o parque. A biblioteca, que fica praticamente dentro do Bryant, é belíssima e famosa por ser a terceira maior do mundo e contar com 53 milhões de exemplares.
- Rockfeller Center: complexo de lojas e escritórios onde todos os anos, na época do natal, é montada a famosa árvore de natal do filme Esqueceram de Mim e uma gigante pista de patinação no gelo.
- Top of the Rock: um observatório localizado nos últimos andares do edifício da GE de 259 metros. Dele você terá uma vista 360 graus da cidade, recomendo ir ao entardecer.
- Radio City Music Hall: casa de shows na qual todo final de ano se apresentam as famosas Rockettes. Durante o dia dá pra fazer um tour guiado onde você até conhecerá uma Rocket.
- Empire State Bulding: outro arranha céu com observatório no topo. Como ele fica aberto até as 2am recomendo visita-lo a noite, assim pode ver NY iluminada.
- Grand Central Station: uma estação de trem de 1903 e ainda ativa. No porão da estação há um mercado de frutas, queijos e doces que é delicioso.
- Madison Square Garden: principal ginásio de esporte e shows de Nova York. Você pode ver algum evento ou fazer um tour guiado durante o dia. Fique atento na agenda.
- Macy’s: é a melhor e maior loja de departamentos da região. Além de ser um ponto especial para compras, a loja em si é uma atração turística pois é completamente diferente de tudo que temos aqui no Brasil.
Compras em Nova York Parte 1 – dicas gerais e guia de lojas
Compras em Nova York Parte 2 – roteiro de compras e preços
- Highline Park: um dos parques mais diferentes que já conheci. Ele é suspenso e cumprido, um cantinho de paz sobre toda aquela loucura de Nova York. Foi construído em uma linha de metrô desativada e vai da da rua 28th até a 20th.
- Central Park: sem sombra de dúvidas uma atração imperdível. Um gigante parque no meio de Manhattan que já foi cenário de muitos filmes. Você pode se perder por todo o parque caminhando ou alugar uma bike pra explora-lo. O que ver no Central Park:
- Strawberry Fields
- Bethesda Terrace & Fountain
- The Bow Bridge
- The Mall
- Chelsea Market: um mercado de comidas, flores, frutas, biritas, souveniers etc. O Chelsea Market foi montado onde existiu a primeira fábrica de biscoitos Oreo (que hoje não são mais produzidos por lá). O ambiente é rústico e bem interessante, você notará partes da estrutura original do prédio expostas.
- Eataly: famoso mercado italiano onde você pode comer muito bem em deliciosos restaurantes, tomar bons vinhos, comprar itens italianos e viver um pouco da cultura do país.
- Dekalb Food Hall: um mercado de comida bem informal com opções de pratos do mundo todo. Localizado no subsolo de um shopping no Brooklyn, tem um estilo descolado e moderno. Gostei muito dele.
- Brooklyn Bridge: a famosa ponte que conecta Manhattan com o descoladíssimo bairro do Brooklyn. A dica para pegar a ponte vazia é chegar bem cedo, fomos as 8am de um sábado e deu pra tirar algumas fotos sem multidões de turistas. O bairro do Brooklyn em si é uma atração a parte, você pode caminhar por ruas rústicas em meio a paredões grafitados e ótimas opções de restaurantes.
- Dumbo: um cantinho pro lado de Manhattan ainda que proporciona uma linda vista da ponte do Brooklyn e da Manhattan Bridge. Por ali você encontra um parque com bancos pra descansar, um carrossel e alguns cafés.
- Estátua de Liberdade: ponto turístico clássico da cidade, visitar a estátua da liberdade é um “must do” em sua listinha de o que fazer em Nova York. Há duas maneiras de vê-la; uma é pegando o ferry boat até Liberty Island à partir do Battery Park e conhece-la por completo.Ou você pode optar por um passeio de barco chamado Circle Line Cruise que passa pela estátua da liberdade mas não faz uma parada nela, a passagem é rápida mas resulta em alguns cliques. Ambos estão inclusos no The New York Sightseein Pass & New York Pass.
- Memorial de 11 de Setembro & One World Observatory: espaço onde ocorreu o fatídico ataque terrorista de 11 de setembro que chocou o mundo. O local onde estavam as torres atingidas é hoje uma linda praça toda arborizada, com duas fontes fundas homenageando todas as vítimas e um museu sobre o ataque. Logo a frente você verá um arranha céus incrível que foi construído após os ataques, mostrando a força do país e aberto a visitações: chamado de One World Observatory.
- Distrito Financeiro: caminhar por Wall Street, tirar uma foto com o famoso touro dourado e contemplar o movimento de pessoas na região mais importante para a economia do mundo. É isso que tem pra fazer nessa parte da cidade, é bem gostoso passar um tempinho ali, tomar um café ou um sorvete.
- Moma – Museum of Modern Art: um dos museus de arte moderna mais famosos do mundo. Conta com obras importantíssimas como por exemplo A noite Estrelada de Van Gogh.
- MET – Metropolitan Museum of Art: um museu de arte contemporânea e tradicional, o mais visitado do mundo, pinturas e objetos de arte estão espalhados por diversos corredores.
- Guggenheim Museum: outro museu de arte moderna situado em um edifício moderno e bem diferente. O prédio é todo uma espira, por fora e por dentro.
- Museu de História Natural: cenário do filme: uma noite no museu, bem legal para crianças em virtude dos fósseis animais (inclusive de dinossauros) e aos interessados no assunto meio ambiente e mundo animal.
- Madame Tussauds: um museu de bonecos de cera bem divertido, as crianças adoram essa atração.
- Musical da Broadway: planeje ver pelo menos um musical da Broadway ou off Broadway, é uma experiência bem interessante. Você pode escolher um famoso como Rei Leão e Wicked por exemplo, onde o cenário é um show a parte. Ou pode escolher algo novo que é muito lindo também, fomos em 5 e todos valeram muito a pena.
Acho que é isso, tentei deixar os links para comprar as entradas a quase todas as atrações, já considerando o que é mais em conta. Mas não se esqueça de fazer a continha do The New York Sightseein Pass & New York Pass., liste todas as atrações que pretende visitar e veja quais estão inclusas no passe, aí é só comparar o valor do passe ou a somatória de todas essas atrações, dificilmente o passe não cobre. E atenção as atrações que não estão inclusas em nenhum passe, compre antes pra evitar filas e dor de cabeça 🙂
Há também algumas opções de passeios bem customizados que muita gente procura, vou lista pra vocês os que acho mais interessantes:
Passeio de Helicóptero por Nova York
Food & Cultural Tour pelo Brooklyn
Você também pode encontrar tours especiais de acordo com a época do ano que viaja, tours comemorativos ou atividades especificas para feriados como Natal e Ano Novo por exemplo. Bem legal, todos eles com conforto, qualidade e confiança.
New York City Holiday and Seasonal Tours
Sugestão de passeio para Roosevel Island pelas meninas go blog Travel Trips Brasil
Faz um tempinho que estive por NY e o retorno está nos meus planos para muito em breve. Adorei o relato e as dicas do post. Vou aproveitar muito quando estiver por lá.
Que bom Deia. Espero que tenha uma viagem maravilhosa!!
Post super completo! Eu fui pra Nova York e super curti, estou com muita vontade de voltar com calma e aproveitar melhor a cidade!
NY é demais né? Eu amo esse lugar, voltaria todos os anos se desse$$$ rs. Beijão
Adorei as fotos, as dicas, tudo! Quando for para NY vou seguir suas sugestões. Adorei!
Que bom que gostou Carol 😉
sou louca para ir para Nova York!!! adorei as dicas, qdo eu for verei seus parceiros ok
abs
Lu
Que ótimo, fico feliz que tenha gostado 🙂