O que fazer em Porto Portugal e um roteiro de 3 dias
O que fazer em Porto Portugal vai te surpreender! Em 3 dias você pode desfrutar de todas as atrações, curtir a região do Douro e provar vinhos deliciosos ao redor de paisagens belíssimas, típicas do Norte do país.
Nesse texto vou contar o que fazer em Porto Portugal incluindo a região do vale do Douro. A cidade tem seu centro histórico considerado Patrimônio da Humanidade e pode ser facilmente considerada um berço gastronômico do país.
Construída pelo império romano e futuramente moldada pelos mouros, é responsável pelo nome do país cuja inspiração veio do então chamado: Condado Portucalense. Fiz um roteiro de 3 dias na cidade e vou compartilhar neste post todas as dicas.
Se você chegou no blog através desse texto de Porto, recomendo também a leitura abaixo que traz dicas gerais de Portugal e uma sugestão de roteiro de 10 dias pelo país:
Roteiro em Portugal – 10 dias de Lisboa até Porto
Como chegar no Porto em Portugal:
Saindo do Brasil você pode chegar a cidade do Porto com a Azul Linhas Aéreas, TAP e outras companhias aéreas que cobrem cidades europeias. Uma sugestão é incluir o Porto como sua parada final por um roteiro em Portugal, você pode comprar seu voo para Lisboa, alugar um carro e subir até o Porto. Depois compra um desses voos internos baratinhos de volta pra Lisboa e fecha a viagem.
Voos internos na Europa: Porto é uma das bases da companhia aérea mais querida da Europa: Ryanair. Aqui nesse post eu dou todos os detalhes de como comprar passagens barateiras com a companhia, especialmente como tirar melhor proveito. Não deixe de buscar voos com as companhias EasyJet, Vueling, TAP e Air Europa.
Carro vindo de Lisboa: brasileiros podem dirigir em quase toda a Europa com a PID (permissão internacional de direção), as rodovias de Portugal são muito boas e seguras. Porto está no extremo norte do país, ao lado das cidades de Braga e Guimarães. Algumas pessoas optam por incluir Espanha no roteiro pela proximidade. Aqui nesse post eu falo mais sobre dirigir em Portugal.
Trem: a principal operadora de trens no país se chama CP (Comboios de Portugal) e com ela você pode comprar bilhetes para todos os cantos. Caso esteja viajando dentro da Europa e vindo de outro país, consulte a Rail Europe, operadora que consegue englobar esse tipo de bilhete.
Obrigatoriedades:
Brasileiros recebem o visto ao desembarcar no aeroporto de Lisboa ou de Porto, não é necessário solicitar com antecedência. Não há obrigatoriedades de vacinas. Seguro Viagem é obrigatório a todos brasileiros que desembarcam no país! Abaixo um link para contratação com desconto em parceria com o blog. Não de bobeira e faça um seguro com cobertura médica, hospitalar e logística.
SEGURO VIAGEM para PORTUGAL com até 10% de desconto – usem o cupom TURISTANDO5 e pague no boleto bancário! COMPRE AQUI!
Veja aqui detalhes de como escolher o melhor seguro viagem internacional sem errar.
Onde se hospedar em Porto:
A melhor região para se hospedar no Porto é a área chamada de Baixa do Porto. Você estará a distâncias caminháveis de algumas atrações turísticas e em volta de bares, restaurantes mercados etc.
Quando fui optei por alugar um apartamento com a Air Bnb nessa região, apenas 950 metrôs da Estação São Bento, veja aqui como foi essa experiência.
Se você prefere hotel, recomendo o Yours Guest House que me pareceu bem interessante enquanto pesquisava. Yours Guest House – Porto: diárias bem acessíveis, café da manhã completo e opções de quartos familiares.
Quando ir ao Porto Portugal:
Porto é uma cidade para ser explorada em todas as épocas do ano; durante o verão você desfruta de restaurantes pé na calçada da Ribeira do Douro, tomando um bom vinho verde aos ventos refrescantes e curtindo a luz do dia até altas horas. Também dá para aproveitar algumas praias que estão encostadinha com a cidade.
Durante o inverno Porto também é gostosa, você pode se perder pelas ruazinhas de Vila Nova de Gaia onde estão diversas caves de vinho do Porto e mergulhar em degustações como essa que conto aqui com a Croft Port.
Quanto tempo ficar:
Sugiro pelo menos 3 dias para aproveitar a cidade por completo e fazer um passeio até a região do Vale do Douro. Nos dois primeiros dias você conseguirá conhecer com calma todas as atrações da cidade e uma Cave de Vinho do Porto. Já para o passeio ao Vale do Douro, que na minha opinião é imperdível para a viagem ao Porto ser completa, você precisará de um dia completo.
Como se locomover:
Porto tem muitos ônibus e bondes disponíveis pela cidade e a zona central é boa para caminhada. Só fique atento pois para “subir” da Ribeira do Douro até a Estação São Bento por exemplo, é uma caminhada de 1k, porém é uma subida pra lá de ingrime! Coisa de doido, ladeira mesmo. Não subestimem rs.
Eu (como sempre) comprei um bilhete do ônibus turístico de dois andares. Minha escolha em parceria com a Get Your Guide: Porto Hop-On Hop-Off. Fácil, prático e dá para curtir uma horinha de passeio panorâmico por toda a cidade antes de entrar nas atrações, foi exatamente o que fizemos.
Nas primeiras horas da manhã percorremos as duas rotas do Yellow Bus, descemos na bolsa e começamos nosso tour caminhando. Encerramos o dia com um jantar na Ribeira do Douro e voltamos com o ônibus até perto do apartamento.
O que fazer em Porto Portugal e um roteiro de 3 dias:
Aí vai minha listinha de o que fazer no Porto em Portugal e como distribuir as atrações em um roteiro de 3 dias pela cidade:
Dia 1 – City Tour pela Cidade do Porto
Estação São Bento: uma estação de trem de 1890 ainda ativa. Além se ser um prédio histórico é uma linda obra de arte, suas paredes estão cobertas com azulejos tradicionais formando representações da história do norte de Portugal.
Palácio da Bolsa: edifício com arquitetura clássica de 1842, sede da Associação Comercial do Porto e espaço onde acontecem importantes eventos culturais da cidade. Está bem no coração do centro histórico e é considerado um monumento nacional.
Igreja de São Francisco: igreja com arquitetura gótica do século XIV. Fica bem ao lado do Palácio da Bolsa e por dentro é toda “talhada”.
Torre dos Clérigos:uma torre de 1910 que foi completamente restaurada em 2014 tornando-a uma bela atração turística, também localizada no centro histórico.
Sé do Porto: a Catedral da Sé demorou cerca de 100 anos para ser construída no século XII e muitas vezes reformada ao longo da história. É possível notar isso em sua arquitetura; uma mescla de estilos romanos, góticos e um pouco do barroco. É uma igreja operante e proporciona uma vista linda da cidade do Porto.
Rua das Flores: uma longa rua onde apenas pedestres caminham tranquilamente entre lojas de souveniers, vinhos, azeites e restaurantes com mesas na calçada. Aqui provei o típico Leitão a Bairrada.
Ribeira do Douro: caminhar pela beira do Rio Douro a qualquer hora do dia é delicioso. O movimento dos turistas, o ventinho fresco que vem do rio e o cheirinho de castanhas assadas fazem você relaxa completamente. Recomendo algumas pausas para cliques com a Ponte D. Luis I ao fundo e depois procurar um restaurante cm mesinhas na calçada para tomar um vinho e provar o típico prato Francesinha.
Ponte D. Luis I: um presente de Theóphile Seyrig em 1887, um importante empresário belga e amigo de Gustavo Eiffel que construiu a ponte para o amigo presentar Portugal. Uma exuberante obra metálica com traços que lembram a Torre Eiffel.
Livraria Lello: uma das livrarias mais lindas do mundo e local escolhido pela autora de Harry Potter, ´na Lello que o bruxinho compra seus livros na história.
Dia 2 – Degustação de vinhos do Porto em Vila Nova de Gaia
Do outro lado da Ribeira do Douro você encontra a área conhecida como Vila Nova de Gaia. A beira do rio é bem similar com a ribeira mas as ruazinhas do bairro escondem as mais deliciosas caves de vinho do porto.
Neste dia recomendo contratar m passeio com a Rita do blog O Porto Encanta. Ela vai te contar muita coisa além de te levar para uma degustação histórica, tudo com muito carinho. Conto em detalhes aqui nesse post.
Depois da degustação se perca nas ruazinhas de Vila Nova de Gaia e curta a beira do Douro deste lado. No caminho de volta tente cruzar a ponte por cima, o visu é incrível. Deste lado também está a famosa loja de departamentos El Corte Inglês.
Dia 3 – Passeio pelo Vale do Douro
Um passeio de dia inteiro mas que vale cada minuto de seu dia. Certamente foi a atividade que mais gostei de fazer na região Norte de Portugal. Você vai embarcar em uma van ruma a lindas vilas que beiram o Rio Douro, desfrutar de paisagens vivas e lindas.
Opte por um passeio que faça paradas em vinícolas de vinhos e inclua um passeio de barco pelo Douro. Contei em detalhes aqui nesse post sobre o passeio que escolhi, inclusive como comprar etc. Apesar de sair bem cedo o passeio não volta tão tarde assim, dá até pra incluir um jantarzinho nesta noite.
Essa foi minha experiência e tudo o que acho importante fazer no Porto em Portugal. Se você quer conhecer melhor a região certamente encontrará muitos motivos, eu pretendo retornar para dormir algumas noites na região do Duro por exemplo.
Tem outras cidades ao redor que são dignas de visitas como Braga e Guimarães, o norte de Portugal tem muito a oferecer, incluindo a linda cidade do Porto.
SEGURO VIAGEM para PORTUGAL com até 10% de desconto – usem o cupom TURISTANDO5 e pague no boleto bancário! COMPRE AQUI!
A Ma do blog Viciada em Viajar fez um roteiro delicioso para quem tem apenas um dia em Porto, leitura ideal pra quem viajar a cidade neste cenário.
Salve esse artigo em seu Pinterest:
Conocí la librería LELLO,la mÁs hermosa del mundo en Porto.
Cerca de la Torre de los Clérigos , Rua das Carmelitas, 144
Si Edu, muy hermosa la libreria, como Porto. Gracias por la visita 🙂
Excelente … agora vou pra lá …