O que fazer em Sintra e Cascais – Passeio de 1 dia a partir de Lisboa
Aqui vou contar o que fazer em Sintra e Cascais em um dia e como explora-las um pouco mais para caso tenha tempo.
Durante minha viagem à Portugal pensei muito se deveria ou não incluis as cidades em nosso roteiro e no final descobri que há muito o que fazer em Sintra e Cascais. Dedicamos um dia completo para conhecer as cidades ao mesmo tempo em um passeio bate e volta de Lisboa.
Foi um dia delicioso e se pudesse voltaria a Sintra para conhecer um pouco mais desse destino que parece ter saído de um conto de fadas. Você deve ter lido isso em outros sites ou guias de viagem e eles têm toda razão, é um lugar lindo e misterioso.
Se você chegou no blog através desse texto de Porto, recomendo também a leitura abaixo que traz dicas gerais de Portugal e uma sugestão de roteiro de 10 dias pelo país:
Roteiro em Portugal: 10 dias com Lisboa, Fátima, Alentejo e Porto
Como Chegar:
Fomos de carro partindo de Lisboa, começamos por Cascais e depois seguimos pra Sintra. Você pode ir com algum passeio privativo também. Veja as opções baixo.
>> De Carro a partir de Lisboa: começando de Lisboa até Cascais você vai pela Rodovia A5, na sequência (Cascais -> Sintra) você pega a Rodovia A16. Na volta, de Sintra direto para Lisboa você pega a A37 para economizar uns minutinhos. Todas elas são bem calmas e planas, nada muito complicado.
>> Com Passeios Guiados a partir de Lisboa: muitos passeios saem de Lisboa e fazem bate e volta para Sintra com Cascais, alguns inclusive fazem uma parada em Estoril. Eu acho que incluir Estoril pode ficar bem corrido, Cascais e Sintra já contém atrações suficientes para 1 da completo. Minha recomendação é:
Sintra e Cascais: passeio de 1 dia em grupo pequeno
O passeio custa U$72 por pessoa e inclui: transporte, guia especializado e entrada no Palácio e Parque da Pena. Caso você queira incluir Estoril, aqui vai minha sugestão: Sintra, Estoril e Cascais – Tour a partir de Lisboa.
>> De trem a partir de Lisboa: os trens para Sintra partem da estação de Santa Apolónia em Lisboa e da estação Cais do Sodré para Cascais. Ambas a viagens duram cerca de uma hora.
SEGURO VIAGEM para PORTUGAL é OBRIGATÓRIO!! Compre com até 10% de desconto – usem o cupom TURISTANDO5 e pague no boleto bancário! COMPRE AQUI!
Onde se hospedar:
Não dormi em Sintra mas confesso que me arrependi um pouco pois a cidade é uma graça. E seria delicioso jantar em algum dos restaurantes pé na calçada em meio a ruazinhas estreitas. Pesquisei um bom hotel para indicar no post e encontrei o Tivoli Sintra; campeão de vendas pela Booking, 4 estrelas, quartos amplos, diárias a partir de U$60 e muito bem localizado.
História das cidades:
>> Cascais:
Banhada pelo oceano atlântico, Cascais é uma cidade com pouca história e muitas belezas naturais. Passou a ser refúgio de verão do pessoal de Lisboa e com isso deu vida a bares, restaurantes e ao comercio local. As principais atrações da cidade são as praias, o mar e o comércio. Vale a pena dar uma passada rápida no caminho para Sintra ou um dia de praia se estiver viajando no verão.
>> Sintra:
Sintra é o grande “tchan” desse passeio, uma cidade completamente rodeada de florestas e jardins, com morros altos onde se encontram mansões e palácios históricos, com arquiteturas lindíssimas e todos cobertos por uma névoa típica das alturas.
Sem falar nas ruazinhas estreitas que ficam floresta adentro e que você irá percorrer para chegar até as atrações. Parece um filme não é mesmo? Sintra é um cenário de filme a céu aberto e muito charmosa, esses elementos acima combinados com casinhas coloridas, lojas de artesanatos e restaurantes pé na calçada te deixarão apaixonados por Sintra.
O que fazer em Cascais:
Ficamos apenas duas horas na cidade, passeamos de carro pelo centro onde há dezenas de lojas de souveniers, artesanato local, doces da região e muitos cafés. Depois seguimos para a única atração que eu estava bem animada para conhecer: Boca do Inferno.
A Boca do Inferno é um penhasco bem ingrime do qual você terá vistas lindas do atlântico, a água batendo em pedras e rochas que formam desenhos e túneis de água. É lindo demais! Parece simples mas, estar ali em frente daquela imensidão da natureza é mágico.
Outras atrações recomendadas em Cascais: Parque Marechal Carmona, Centro Cultural de Cascais, Museu do Mar e Cidadela.
O que fazer em Sintra:
Sintra é uma cidade que poder ser vista rapidamente em um dia mas também pode ser mais explorada com calma se você tiver pelo menos dois dias. Se voltar a Portugal certamente voltarei a Sintra para mais um dia. Vamos as atrações da cidade, começando pelo imperdível palácio colorido que inunda as fotos de alegria:
>> Palácio Nacional da Pena: fincado no alto do Parque da Pena, o palácio é uma explosão de cores, azulejos típicos, abóbodas, janelas e torres. Tudo misturado a neblina das alturas deixando o lugar mais lindo e misterioso. Ao redor você verá muito verde do parque e pouca coisa da cidade, por dentro muita história de Portugal. Dica esperta; a caminhada da entrada do palácio até ele em si é longa e SUPER ingrime, nós fomos a pé mas confesso que se voltasse no tempo eu pegaria uma van que tem disponível.
>> Quinta da Regaleira: uma antiga mansão construída por um milionário que abriga misteriosos jardins, inclusive o famoso Poço Iniciático, que era usar para rituais da Maçonaria. Eu fiquei doida pois quando chegamos até a quinta não conseguimos entrar pois não havia lugares para estacionar e já estávamos com muita fome. Então em prol de bem estar do grupo eu me comprometi com os “deuses das viagens” que voltaria a Sintra um dia na vida rs.
>> Castelo dos Mouros: um lindo castelo do século IX que foi construído com o intuito de proteger a cidade, como fico em um local bem alto, a vista é espetacular.
>> Palácio Nacional de Sintra: é a segunda atração mais importante da cidade. De origem moura e ultra luxuoso por dentro, o palácio foi local onde importantes pessoas fizeram história: D, João I e D. Manuel I inclusive contribuíram com a ampliação do local.
>> Centro Histórico: essa parte é a mais fofa da cidade, recheada de ruazinhas estreitas, lojas de artesanato se misturando a turistas, restaurantes, sorveterias etc. Não se perca de seu grupo pois as ruas parecem labirintos.
Dicas para montar seu roteiro por Sintra:
Minha primeira sugestão é optar por um dos passeios guiados bate e volta de Lisboa que menciono lá no começo do post. Eles são organizados, farão as paradas nas principais atrações e na ordem mais adequado.
Te deixando livre de preocupações com locomoção, e muitos geralmente incluem um guia que vai te dizer onde comprar o ingresso, o que aproveitar em cada atração, contar mais sobre a história de cada lugar e dar sugestões para o almoço.
Em minha viagem acabei indo por conta e de carro, o que também é uma opção boa, você só precisa se organizar para não dedicar muito tempo em uma atração e acabar sem ver as demais.
Caso você vá de trem uma opção de locomoção entre uma atração e outro é o Sintra Sightseen Bus ou conhecido por lá como Autocarro Turístico de Sintra 434. O bilhete custa 12 euros e dá acesso a usar o transporte o dia todo, mesmo que você vá de carro, para evitar o desgaste de estacionar em todas as atrações, recomendo usar o autocarro. Bem prático.
Para organizar as atrações eu recomendo a seguinte ordem, partindo do centro:
- Palácio Nacional de Sintra,
- Quinta da Regaleira,
- Palácio Nacional da Pena,
- Castelo dos Mouros e por fim termine o dia no centro histórico com uma boa refeição e um delicioso vinho português. Além, é claro, das comprinhas que fará nas lojinhas enquanto toma um sorvete rs.
Salve esse artigo em seu Pinterest:
Olá Luciana, …boa a Portugal em fevereiro de 2020. Pretendo fazer passeios tipo bate volta com carro alugado. Aí chegar em Sintra de carro, é possível encontrar guias locais para passeios na Regaleira, Pena e Mouros ou aderir a um grupo ali no momento??
Mauro essa é uma boa pergunta, fizemos esse mesmo esquema mas não pegamos passeios guiados. O que fizemos foi estacionar em frente das atrações e explorar por conta. Em algumas delas você pode comprar o ingresso com áudio guia sabe? Acho uma boa e até mais econômico.
Oi Lu, vou viajar em maio para Portugal.
Estou adorando suas dicas.
Pensei em conhecer o parque Gerês, mas acho que é um passeio muito demorado, e prefiro fazer o passeio pelo Douro, com visita a vinícola, fabricação de azeite. Você pode me dar algumas dicas? Grata
Oi Cleo, o Porto é uma região maravilhosa, não posso deixar de recomendar uma passagem por lá.. veja abaixo alguns artigos:
https://www.turistandocomalu.com.br/portugal-porto-roteiro-3-dias/
https://www.turistandocomalu.com.br/degustacao-de-vinhos-do-porto/
Grata. Sua ajuda é excelente e a melhor que achei em minhas pesquisas. Agora sim consigo terminar meu roteiro, pois estou fazendo sozinha.
Fico MUITO Feliz com seu comentário 🙂 Boa viagem!!!
Lu, de Lisboa a Sintra até dá para ir pela estação de Santa Apolónia, mas se vc for pela linha de Sintra que sai da estação do Rossio é mais rápido e mais fácil
http://www.sintra-portugal.com/pt/De-lisboa-a-sintra-pt.html
Fica a dica!
Oba.. muito obrigada. Vou ajustar no post 😉
Fui ver é realmente o comboio para Sintra sai da estação do Rossio
http://www.sintra-portugal.com/pt/De-lisboa-a-sintra-pt.html
Ah que legal, depois me conta como foi a experiência. Beijos
Eu e meu marido pretendemos visitar algumas cidades de Portugal, começando por Lisboa. Chegaremos em 01/07 até 08/07. Poderia, por favor, enviar-me uma sugestão de roteiros a visitar.Muito obrigada
Olá Yara, segue o roteiro que fizemos como exemplo:
https://www.turistandocomalu.com.br/roteiro-em-portugal/