Óbidos em Portugal – um dia na principal cidade medieval do país
Óbidos em Portugal: uma cidade medieval que parece ter parado no tempo!!!
Com referências de sua origem datando de 1148 Óbidos em Portugal passou por diversos processos de restauração e recentemente foi eleita Cidade Literária pela UNESCO. É também uma das 7 maravilhas de Portugal e vou te falar que esses títulos são justíssimos (eita lugar lindo rs).
Uma cidade incrível, arquitetura inspiradora por ruas estreitas recheadas de artesanato local, flores, licores e muitas cores rs. Recomendo fortemente passar algumas horinhas por ali.
Se você chegou no blog através desse texto de Porto, recomendo também a leitura abaixo que traz dicas gerais de Portugal e uma sugestão de roteiro de 10 dias pelo país:
Roteiro em Portugal: 10 dias com Lisboa, Fátima, Alentejo e Porto
História de Óbidos em Portugal:
As origens da Vila de Óbidos remetem aos fenícios, acredita-se que a região era habitada por comerciantes em virtude de sua localização próxima ao mar. Em algum momento ao londo da história foi tomada por árabes e por volta de 1148 tomada pela corte portuguesa e entregue a D. Afonso Henriques.
Mais alguns anos a frente Óbidos foi um presente de casamento para D. Isabel, esposa de D. Dinis e até hoje permanece intacta. Exceto por uma parte de sua muralha que caiu em 1755 com um forte terremoto que atingiu a região.
Passear pelas ruas de Óbidos é como voltar ao tempo, é sentir um pouco da era medieval e experimentar a maneira como eles viviam. Uma caminhada desde o pé da vila (pela rua da Biquinha) até o topo do Castelo de Óbidos, passando por dentro das muralhas e realizando paradas em diversas igrejas históricas te farão entender o que estou dizendo.
As construções em si são todas lindíssimas e também históricas, não deixe de espiar em cada esquina e cada beco ao londo do caminho, é uma surpresa atrás da outra.
Como chegar em Óbidos:
Óbidos está a 83kms de Lisboa sentido norte do país. Você pode chegar de carro através da rodovia A8 ou de ônibus pela estação Santa Apolónia em Lisboa. Outra sugestão é um passeio privado que faz uma parada em Óbidos e pode também incluir outras cidades, veja algumas opções abaixo.
Em minha viagem coloquei uma tarde com pernoite em Óbidos na rota para Porto, logo após conhecer a cidade de Fátima. Posso dizer que o amanhecer em Óbidos e a experiência de dormir em um hotel medieval fizeram a parada valer a pena.
Passeios de 1 dia em Óbidos Portugal:
Fátima, Batalha e Óbidos: Tour de dia inteiro saindo de Lisboa
Óbidos, Nazaré e Alcobaça: viagem privativa de carro
De Lisboa: Tour em Grupo a Fátima, Óbidos, Batalha e Nazaré
De Lisboa: Excursão a Fátima, Batalha, Alcobaça e Óbidos
O que conhecer em Óbidos:
- Castelo de Óbidos
- Igreja São Pedro e outras dezenas de igrejas históricas
- Porta da Vila
- Rua Direita
- Mercado Medieval da Vila
Onde se hospedar:
Os hotéis são pra lá de aconchegantes e lindos em Óbidos, confesso que foi bem difícil escolher em qual gostaria de me hospedar.
Acabei optando pelo Hotel Real d’Óbidos por ser todo em estilo medieval (sério! os atendentes estavam vestidos com roupas medievais e as chaves eram de ferro pesadíssima rs).
Outro fator que me fez escolher o Hotel Real d’Óbidos foi a vista incrível do quarto, você está aos pés da muralha antiga e pode ver o castelo lá no topo.
Também tem a localização perfeita, você não precisará de carro para nada. Está ao lado da igreja Igreja São Pedro e a apenas 400 metros do topo do Castelo. Além disso o café da manhã é completo (até espumante tem rs), atendimento excelente e uma piscina deliciosa bem de frente para essa vista que descrevo aqui.
Outra opção é a Pousada Josefa, também tem uma localização ótima e um bom preço.
SEGURO VIAGEM para PORTUGAL com até 10% de desconto – usem o cupom TURISTANDO5 e pague no boleto bancário! COMPRE AQUI!
Salve esse artigo em seu Pinterest:
Gostou desse post sobre Óbidos Portugal? Então deixa seu comentário ali embaixo 🙂