Onde se hospedar em Lisboa – melhores bairros, hotéis e airbnb
Esse texto traz um guia dos melhores bairros, hotéis e opções de airbnb para te ajuda a decidir com segurança onde se hospedar em Lisboa.
Definir onde se hospedar em Lisboa pode ajudar muito sua viagem. Há bairros que facilitam o roteiro turístico e há bairros que ajudam a economizar bastante sem abrir mão do conforto. Vou passar os detalhes de todos eles aqui pra vocês.
Onde se hospedar em Lisboa – guia de bairros:
Para estar bem localizado em Lisboa há duas alternativas de hospedagem: bairros centralizados ou bairros afastados próximos ao metrô.
A segunda opção pode trazer economia sem abrir mão do conforto, especialmente se estiver viajando em alta temporada. Vou indicar lugares que ficam a poucas estações de metrô das atrações e que figuram a lista da zona turística.
Por outro lado, fazer de sua escolha de onde se hospedar em Lisboa um bairro central, ajudará muito na produtividade do roteiro. A grande dica é comparar os preços de todos os bairros, muitas vezes você vai encontrar promoções e valerá mais a pena ficar na zona central.
O que fazer em Lisboa – roteiro de 3 dias
Onde se hospedar em Lisboa – bairros centrais:
Fiz um mapinha e uma lista de bairros de maneira lógica partindo do mais distante do centro até os mais próximos pra que possamos nos entender com a cidade.
- Avenida Liberdade e Praça Marquês do Pombal
- Príncipe Real
- Bairro Alto
- Cais do Sodré
- Chiado, Baixa Lisboa e Rossio
- Alfama
Avenida da Liberdade & Praça Marquês de Pombal:
É uma área comercial e com muitas lojas de luxo. No inicio da avenida está a famosa praça Marquês do Pombal. Todo o percurso entre a praça e o final da avenida (na estação de metrô restauradores) está repleto de bons hotéis.
Essas são duas áreas onde você tem fácil acesso de metrô ou até mesmo caminhando a todas as atrações turísticas. No entanto, as diárias podem ser bem caras. Uma opção econômica para essa região é o Hotel Dom Carlos Park, 3 estrelas muito bem avaliado e com diárias à partir de 100 euros.
Uma opção mais acessível e ótima pra quem viaja em família é o Ibis Lisboa Liberdade. Duas estrelas, limpo, organizado e que mantém o padrão da rede.
Outras duas opções bem interessantes e mais luxuosas são: Hotel Marquês do Pombal (4 estrelas e localizado a apenas 20 metrôs da estação de metro) e o Sofitel Liberdade (5 estrelas e com uma vista de tirar o folego).
Atrações na área: Praça Marquês de Pombal, parque Eduardo VII e lojas de luxo.
Príncipe Real:
Como você pode ver no mapa, essa região fica um pouco mais pra lateral da cidade. É um bairro muito tranquilo, com poucas atrações mas ainda bem centralizado. Recomendo hospedar-se nessa região se você gosta de lugares calmos e quietos sem ter de perder muito tempo até zona turística.
Há uma pequena variedade de hotéis na região e muitas opções de apartamentos a serem alugados através da Airbnb. Que por sinal, essa é uma região perfeita pra quem gosta de Airbnb. Veja algumas sugestões:
- Hotel Casa São Memede– 3 estrelas, econômico e de frente para uma linda praça
- Hotel Botânico – 3 estrelas, confortável e muito bem avaliado pelos hóspedes
Veja aqui a lista completa de hotéis em Príncipe Real
Faça seu cadastro na Airbnb através DESTE link e ganhe até R$100 OFF em sua primeira viagem!
Bairro Alto:
O bairro alto fica um pouco mais pra baixo da região de Príncipe Real, ao final da Avenida da Liberdade e pouca coisa pra cima do Chiado. Também é um bairro mais tranquilo e recheado de ladeiras. Ele está quase no coração do centro (Chiado, Cais do Sodré e Baixa) então você pode ir caminhando para diversas atrações.
Para fugir das ladeiras, tente subir e descer do bairro com os bondes ou pelo Elevador da Bica, que é uma grande atração de Lisboa. O bairro Alto não conta com muitas atrações nele, é um local com muita opção de gastronomia (bares, restaurantes e cafés).
Recomendo uma hospedagem no bairro alto se você quer estar em alguma região central e a distâncias caminháveis de bares e restaurantes.
Veja aqui a lista completa de hotéis no Bairro Alto de Lisboa
SEGURO VIAGEM para PORTUGAL é OBRIGATÓRIO. Compre aqui com até 10% de desconto – usem o cupom TURISTANDO5 e pague no boleto bancário! COMPRE AQUI!
Cais do Sodré:
Essa é uma região pouco explorada para hospedagem mas que eu acho um absurdo! Onde ficar em Lisboa e estar centralizado DEVE abraçar o bairro do Cais do Sodré. Além de ser um bairro lindo e sem muitas ladeiras, o Cais oferece várias atrações turísticas e ótimos hotéis. O Cais fica do outro lado da Rua 24 de Julho, de frente com a Praça Jardim Dom Luiz.
Atrações turísticas de Cais do Sodré:
- Cais da Ribeira
- Clube Nova Lisboa – mural de street art
- Estação de trem – Cais do Sodré
- Jardim de Roque Gomeiro
- Time Out Market – imperdível!
- Rua cor de rosa – Pink Street
Hotéis em Lisboa bairro Cais do Sodré:
- LX Boutique Hotel – uma graça de hotel!
- Sunset Destination Hostel – apesar de ser albergue, tem opções de quarto duplo com banheiro privativo.
Chiado – Baixa Lisboa – Rossio:
Chegamos ao coração de Lisboa, os bairros de Chiado, Baixa Lisboa e Rossio formam a principal zona central da cidade. Está no meio de tudo e com fácil acesso a 100% das atrações turísticas, restaurantes, mercados, lojas e passeios.
Se hospedando em uma dessas três áreas, que mais parece uma coisa única, você encontrará burburinho, movimento, muito comércio, restaurantes, lojas de vinhos e assim por diante. Eu adoro essa área! Mesmo sabendo que a noite é dos turistas e o dia dos turistas + locais, eu ainda adoro me hospedar por aqui!
Onde se hospedar em Lisboa para estar bem centralizado é aqui ou em Cais do Sodré! Mesmo que custe um pouco a mais pode valer a pena, principalmente se você tem poucos dias e não quer gastar tempo com deslocamentos.
Atrações da região de Chiado – Baixa Lisboa – Rossio :
- Basílica da Nossa Senhora dos Mártires
- Café a Brasileira
- Convento do Carmo
- Elevador da Glória
- Elevador de Santa Justa
- Museu de Arte Contemporânea
- Praça do Comércio
- Rua Augusta
Hotéis de Luxo:
- Hotel Chiado – 4 estrelas, aconchegante, decoração minimalista e com uma vista incrível!
- International Design Hotel – surpreendente! 4 estrelas com cara de 5 sabem?
Hotéis 3 estrelas:
- My Story Charming Augusta – esse hotel está no coração do centro. Basta descer e passear!
- Be Poet Baixa Hotel – também está no miolinho de tudo e tem quartos muito charmosos. O único ponto ruim é que não oferece berços pra quem viaja com bebês.
Veja aqui a lista completa de hotéis na região do Chiado, Baixa Lisboa e Rossio
Alfama:
Alfama é um dos bairros mais antigos da cidade de Lisboa e muito famoso por suas ladeiras. Para chegar até ele recomendo pegar o bonde elétrico 28. Subir caminhando também é uma alternativa mas fique atento pois é uma jornada ingrime, um trajeto muito belo porém logo e ingrime.
Hospedar-se em Alfama não é tão prático para seu roteiro em Lisboa apesar de ser uma área central, muito em virtude do acesso ser mais dificultoso. Recomendo ficar por aqui se desejar vivenciar um pouco mais a cultura mais tradicional da cidade.
Atrações de Alfama:
- Castelo de São Jorge – principal atração
- Igreja São Vicente de Fora
- Miradouro Porta do Sol
- Miradouro Santa Luzia
- Museu do Fado
- Sé de Lisboa (catedral)
Onde se hospedar em Alfama:
Você vai notar que esse é um bairro com quase nenhuma opção de hotel e sim muitas ofertas de apartamentos e flats. Recomendo os 2 apartamentos abaixo, todos acessíveis e bem avaliados por hóspedes do mundo todo.
Veja aqui a lista completa de hospedagem no bairro Alfama em Lisboa
Onde se hospedar em Lisboa – bairros afastados:
Há dois bairros que recomendo muito avaliar hospedagem caso os preços nas áreas mencionadas acima estiverem exorbitantes. São eles
- Areeiro
- Santa Cruz
Eles estão quadras acima da zona central e próximos a estações de metrô. Em Areeiro nos hospedagem no Hotel Roma e foi incrível! Pudemos inclusive desfrutar de restaurantes locais que nos ajudaram a entrar na cultura ” lisboeta”. Super indicado! O quarto era enorme e o café da manhã sensacional.
Veja AQUI a lista completa de hotéis em Areeiro
Outros dois bairros mais afastados que oferecem algumas opções de hospedagem são Parque das Nações e Belém. Ambos próximos a atrações turísticas pontuais no entanto são muito distantes das demais atividades.
Recomendo hospedagem neles APENAS se você faz questão de estar próximo a atrações turísticas específicas ou se quer viver como um ” lisboeta” e neste caso recomendo o Parque das Nações. Coloquei o mapa acima pra vocês terem uma noção de quão distante esses bairros mais afastados são.
Veja AQUI a lista completa de hotéis em Belém
Veja AQUI a lista completa de hotéis em Parque das Nações
Conclusão sobre onde se hospedar em Lisboa:
Para fechar com o tema, Lisboa tem muitas opções de hospedagem, da pra atender a todos os gostos e bolsos. O importante é identificar o seu perfil de viajante: se gosta de luxo vá para Avenida da Liberdade.
Se quer estar centralizado os bairros de Cais do Sodré, Chiado, Baixa Lisboa e Rossio são perfeitos pra isso. Quer economizar bem? Corre pro bairro Areeiro ou Santa Cruz que são próximos ao contro mas precisam de metro pra chegar até as atrações turísticas.
Qualquer dúvida sobre onde ficar em Lisboa é só me avisar nos comentários ali embaixo.
Que dica legal! Preciso conhecer Lisboa e esse hotel!
Nossa, só 60 euros??? Muito barato para um hotel bom como esse. Os preços de Portugal são imbatíveis!!!
que bonitinho esse hotel! gostei daquele biombo ali pra dividir o quarto! hospedagem um pouco mais longe eh uma boa pedida, sempre encontra lugares bons e mais baratos!
Oi Lu, tudo bem?
Fiquei num hotel ai perto do Hotel Roma. A região é muito boa e com metro por perto. Tbm adorei.
Adorei seu post e as dicas.
Bjos
Thais
Muito boa dica … as vezes também prefiro me hospedar um pouquinho afastada para ganhar em preço, tranquilidade e até número de estrelas (risos).
Beijos
Também estive recentemente em Lisboa e amei a cidade. Boa dica de hotel!