Passeio pelo Rio Douro com direito a degustação de vinhos!
Fizemos um passeio pelo Rio Douro com direito a degustação de vinhos em quintas familiares e foi maravilhoso. Um dia inesquecível!!!
Esse passeio pelo Rio Douro de barco juntamente com visita a caves de vinhos do Porto foi fantástico! Um lugar que carrega uma linda história sobre produção de uvas para o vinho do porto, uma paisagem pitoresca com plantações que sobem os morros. Oliveiras e caves de vinho centenárias.
O Vale do Douro é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
SEGURO VIAGEM para PORTUGAL com até 10% de desconto – usem o cupom TURISTANDO5 e pague no boleto bancário! COMPRE AQUI!
Veja aqui detalhes de como escolher o melhor seguro viagem internacional sem errar.
Sobre o vale do Rio Douro:
O Vale do Douro é composto de diversas cidades e o passeio pelo Rio Douro passa port algumas delas. O rio nasce lá no alto na Espanha e deságua na cidade do Porto sendo to esse percurso considerado a região do Douro.
Por todo esse trajeto do Vale do Douro você vai encontrar lindas paisagens, quintas produtoras de vinhos do Porto, até mesmo Eno – Hotéis e spas do vinho. São mais de 100km para desfrutar de tamanha beleza.
Fato interessante: o vinho do Porto é uma bebida que pode ser produzida apenas com uvas plantadas no Vale do Douro, assim como Champanhe e o vinho Bordoux na França. O Instituto Nacional dos Vinhos do Porto faz essa regulamentação e fiscalização.
Faz parte da fiscalização garantir que uvas tenham sido plantadas no vale e a qualidade do vinho. Importante ressaltar que o vale produz uvas para o vinho do porto e também para vinhos de mesa, que provamos durante o passeio pelo Rio Douro e adoramos.
Passeio pelo Rio Douro – barco & degustação de vinhos:
Escolhemos um bate e volta de Porto com um guia que foi nos contando sobre a história do vale, dos vinhedos e etc. Compramos o passeio com antecedência pela Get Your Guide (vou deixar o link abaixo), assim pudemos agendar que nos buscassem no hotel. Foi tudo perfeito e muito tranquilo.
Tour Vale do Douro: degustação de vinhos, cruzeiro e almoço
A primeira parada para o café da manhã foi em Peso da Régua, é a principal cidade aos pés do Rio Douro e mais próxima as principais quintas, ela fica bem na parte baixa do vale.
Foi em Peso da Régua que, em 1756, o Marquês de Pombal criou a Companhia Geral das Vinhas do Porto e delimitou o território onde as uvas do vinho do Porto podem ser produzidas, esse limite existe até hoje.
Ao descer da van eu já me apaixonei; o Rio Douro bem ali na frente fazendo curvas em meio as montanhas verdinhas cheias de cachinhos de uva e aquele céu azul limpinho.
Tomamos café em uma padaria deliciosa e super tradicional para logo voltarmos a vane e desfrutar ainda mais do passeio pelo Rio Douro. Seguimos rumo a nossa segunda parada que foi na Quinta do Jalloto; uma produtora de vinhos, mel e azeites.
É bem pequena, familiar e com uma vista incrível, não vou nem ficar contando muito pois as fotos abaixo falarão por mim. Que lugar!!
Aqui conhecemos a fábrica, as plantações, degustamos azeites, mel e vinhos de mesa variados, tudo delicioso. A proprietária também nos recebeu com muito carinho e atenção.
Depois de curtir esse clima delicioso lá do alto do Vale do Douro, descemos até a beira da água na cidade de Pinhão para embarcar em um passeio de Barco Rabelo. Talvez essa tenha sido a melhor parte do dia, difícil avaliar pois tudo foi tão encantador.
O passeio pelo Rio Douro de barco Rabelo leva cerca de 45 minutos e cruza grande parte do vale. De onde você pode curtir e contemplar a paisagem que é simplesmente sensacional.
Antigamente o Barco Rabelo (foto abaixo) era o principal meio de transporte dos barris de vinho do porto para a cidade de Porto. A bebida era (e ainda é) produzida (pisada e fermentada) no Vale do Douro porém precisa ser envelhecida na cidade do Porto.
Acredita-se que o clima de lá é mais propicio ao envelhecimento da bebida deixando-a com mais sabor e qualidade. Hoje não são utilizados mais barcos rabelos mas a bebida ainda é enviada ao Porto antes de ser vendida.
Ainda na cidade de Pinhão fomos almoçar em um restaurante local chamado: Sabores do Douro. Ele fica em cima do corpo de bombeiros e tem O MELHOR bacalhau que comemos em toda a viagem: a moda da casa.
Esse bacalhau é empanado na farinha de milho e servido com um molho de cebolas especial. E a sobremesa também estava ótima: bolo embebido em vinho do Porto. Vocês já perceberam que esse o passeio pelo Rio Douro é saboroso demais né?!
A última parada, pra fechar com chave de ouro, foi na Quinta do Marrocos. Cave de vinhos onde pudemos caminhar pelas plantações, provar algumas compotas de frutas caseiras (coisa de doido de boa) e vinhos do Porto, afinal na primeira quinta havíamos provado vinhos de mesa.
Fomos recebidos pelo proprietário que fez o tour e nos explicou sobre seus vinhos, todos bons! O de cor mais rosadinha é um pouco suave, não tão doce como o tradicional e não é rosé, na realidade ele vai mais rápido pro barril de carvalho por isso perde um pouco do tanino da casca que dá a cor mais escura.
Sobre os vinhos do Porto:
As uvas usadas na produção de qualquer vinho do Porto são diretamente do Vale do Douro, como comentei acima. A maior parte delas são provenientes de parreiras centenárias e plantadas em morros. Com isso é muito difícil realizar a colheita com máquinas, grande parte dos frutos são colhidos a mão.
Assim como a “pisa” também é humana, uma vez por ano dezenas de pessoas são contratadas para pisar nas uvas 🙂 Outro fator que torna o vinho do Porto especial é que as parreiras não podem ser regadas, devem sobreviver somente com a água da chuva. Exceto por parreiras com até os 6 anos de idade que podem ser regadas porém as uvas não devem ser utilizadas na produção do vinho.
Mais uma curiosidade, sabiam que vai água ardente na produção? A “cachaça” entra no processo de fermentação para deixar o vinho mais docinho, por isso a bebida tem um teor alcoólico mais forte e sabor adocicado.
Com todos esses detalhes o vinho do Porto tem outro sabor hoje em minha vida. O vejo como uma bebida delicada, artesanal e especial. Por lá, a recomendação é tomar uma tacinha bem gelada para abrir o apetite ou acompanhar a sobremesa! Que tal? Eu achei uma delícia e aderi ao hábito!!
Deixo novamente o link do passeio que compramos com a Get Your Guide antecipadamente:
Tour Vale do Douro: degustação de vinhos, cruzeiro e almoço
Que passeio maravilhoso! Vou pra Porto em Dezembro e quero muito fazer esse tour. Você saberia me dizer se ele também para na Estação de trem de Pinhão? Acho ela tão linda que queria encontrar um passeio que passasse por lá
Pri não paramos na estação de Pinhã com o tour 🙁 Mas paramos em uma cafeteria na cidade, de repente vale perguntar se dá tempo de ir ver a estação.
esse lado de portugal é sensacional ne! adoraria levar o jean, ai ele entende muitoo de vinho e iria adorar a viagem!
Esse cantinho é perfeito pra quem ama vinhos Angie
Lindo esse Passeio pelo Rio Douro, parece muito interessante e um lugar lindo! Parabéns pelo post
Obrigada Ana
Que delícia de passeio no lindo Rio Douro! Eu não quis fazer quando fui pra Portugal pq estava muito calor, agora na próxima não vou deixar de fora! Obrigada pelas dicas
Ma mas acredita que o passeio é super refrescante?! O ventinho que vem no barco é delicioso!!
Nossa que delícia de post, amo esse tipo de passeio. Já queria conhecer Porto mas agora já vi que terei que esticar o roteiro quando for para fazer esse passeio.
Na vale muito a pena dedicar um dia no Vale do Douro. E dá pra fazer bate e volta do Porto tranquilamente, foi o que fizemos.
Imagino o quanto esse passeio foi especial. O Vale do Douro me pareceu um lugar lindo e romântico ideal para um passeio a dois! Amo vinho e fiquei com muita vontade de conhecer o Vale.
Ta você descreveu perfeitamente o passeio, lindo e romântico.
Aiii como amo Portugal! Deve ser demais passear pelo Rio Douro – ainda mais degustando vinho! Passeio romântico demais da conta!
Bom demais Gabi, você precisa fazer. Vai amar!
Vamos morar em Portugal, por isso me interessa ter melhores referências. As informações dadas pelo Blog da Lu Campos foram muito importantes , sugestivas e de alto proveito. Quero cumprimentá-la, parabenizando pela ajuda à quem possa interessar. Abraços, Sergio.
Sergio MUITO obrigada! Fico imensamente feliz com seu comentário 🙂 Espero que tenham uma bela chegada em Portugal.
Portugal entrou forte no meu radar apenas no ano passado quando amigos foram pra lá e voltaram me contando as maravilhas desse país. confesso que fiquei apaixonada e agora quero muito conhecer!
Eu tenho loucura em conhecer Portugal. Nao sabia desse Vale. Tem um vinho do porto que marcou muito minha vida, Adriano, ele é incrível e nunca acho em lugar nenhum pra comprar. Meus pais me trouxeram de uma viagem a Portugal. Me urrrrgge! Super quero ir. Adorei!
Mel se você já tem uma história com o vinho do Porto vai AMAR conhecer Portugal e a região do Douro. Sabe que pode até se programar para pisar nas uvas em época de colheita?! 🙂
Hááá´h querido Portugal. Logo vamos estar por aí para um longa temporada, talvez uns bons 5 anos. E Douro que nos aguarde. Delicioso este seu post.
Carlos, estou ansiosa para acompanhar suas viagens por lá. Tenho certeza que vai amar o país 😉
Estava no Douro essa semana me deliciando nas vindimas ???????????? vinho é uma arte. Quem conhece os seus processos jamaisno vê da mesma forma, neh?
Na.. acompanhei toda sua viagem, estou mais do que motivada a voltar ao Doura para pisar nas uvas 🙂
Que destino incrível, quero muito conhecer e fazer este passeio.
Um dia perfeito Gi 🙂
Nossa, esse passeio com vinho do Porto deve ter sido sensacional. Eu ia amar!
Adri foi um passeio perfeito!
Olá, Luciana! Adoramos este tipo de passeio. Não sabíamos que o Vinho do Porto vinha dessa região, muito bacana. Pretendemos voltar em Portugal no próximo ano. Vamos guardar a sua dica. Abraços, Cristina e Renato – Blog Pegadas na Estrada.
Cristina é uma história toda especial o vinho do Porto e a região do Douro, você vai amar o passeio 🙂
Vinho do Porto é tuuuuudo de bom (e essas degustações todas? =D ). Além de toda essa delícia, o lugar é lindo! Precisa mais do que?
Precisa de mais nada mesmo Ca 🙂
Nossa! Que lugar lindo. Não conhecia… Adorei as dicas e suas fotografias 🙂
Obrigada Eloah 😉
Taí um destino que morro de vontade de conhecer a fundo, de tipo passar um mês, Portugal! Mas aqui acaba que só vamos pra Disney ou praia com a minha dupla dinâmica do barulho! Está nos planos!
Disney é encantadora mesmo, mas fique tranquila para ir com a duplinha, Portugal é bem family friendly 🙂