Roteiros no Rio de Janeiro: um dia pelo Centro Histórico
Roteiros no Rio de Janeiro: a cidade maravilhosa é, com certeza, um dos destinos mais belos do Brasil. Mas nem só de beleza vive a capital carioca. O centro da cidade está recheado de história, cultura e restaurantes regados a chopp gelado e um bom samba.
Ainda mais com a renovação da área portuária e c com a criação da Praça Mauá para as olimpíadas Rio 2016. Dá pra separar um dia completo nessa região e aproveitar o restante da cidade em outros dias. Afinal de contas, há muito o que se conhecer no Rio de Janeiro!!
O que fazer no Rio de Janeiro e um roteiro de 3 dias de viagem
Aqui nesse texto vou detalhar o passeio de 1 dia pelo centro histórico da cidade. Ele faz parte do roteiro de 3 dias que indiquei acima. Vamos lá.
Um pouquinho de história:
Quando os portugueses se espalharam pelo Brasil e chegaram ao Rio, por volta de 1567, acabaram se fixando nesta região da cidade. Muito em virtude se ser mais próxima ao mar, facilitando as viagens e o transporte de produtos entre a colônia e a capital. Os portugueses ficaram por longos anos no centro da cidade, construíram casas, igrejas, lojas e cafés.
Vou sugerir um roteiro a pé começando pela Praça Mauá (Boulevard Olímpico) e terminando na Lapa para uma feijoada de comer rezando. Esse percurso todo leva mais ou menos uma horinha de caminhada e são 9 paradas sugeridas. Veja o trajeto no Google Maps.
Primeira parada é pro café da manhã na Confeitaria Colombo. Com um menu rechecadíssimo de doces e salgados com muita influência portuguesa, você pode optar por comer no balcão ou pedir uma mesa. Recomendo a segunda opção por ser um lugar bonito e repleto de detalhes em sua decoração. A confeitaria carrega 100 anos de história, local onde a sociedade carioca tomou importantes decisões nesse período.
Então vamos lá, o ponto de partida é a Praça Mauá para uma voltinha pelo paredão de Street Art do artista Kobra, uma visita ao Museu do Amanhã e um passeio pela área que foi toda reconstruída para as Olimpíadas Rio 2016. Para chegar até a praça você pode usar o VLT (trem) e descer na estação Praça dos Museus.
Bem coladinho com a Praça Mauá está a Igreja Nossa Senhora da Candelária, durante as olimpíadas a Pira Olímpica ficava bem em frente a ela. A beleza da igreja faz valer a pena uma visita por dentro e por fora, foi construída em 1609 por um casal português que sobreviveu a um naufrágio vindo de Portugal, eles prometeram construir uma catedral caso sobrevivessem. Hoje a igreja é palco dos casamentos mais importantes da sociedade carioca em virtude de sua beleza e história.
Agota vamos para o Real Gabinete Português de Leitura para alimentar o conhecimento, o gabinete é uma das bibliotecas mais importantes para nossa cultura. É aqui que estão importantes livros portugueses que ajudaram a desenhar nossa história e cultura, um exemplo é a primeira edição de Os Lusíadas.
Além das obras literárias o gabinete também tem um acervo de pinturas e é dono de uma arquitetura impressionante inspirada no famoso Mosteiro dos Jerônimos de Lisboa. E por fim uma curiosidade: o gabinete é a biblioteca com o maior número de obras portuguesas fora de Portugal.
Leia mais: Pedra do Telégrafo por Viciada em Viajar
Na quadra ao lado do gabinete descobri uma livraria/sebo que me encantou MUITO, a Letra Viva. A maior parte das obras são relacionadas a história, incluindo um acervo de edições da revista História desde 2008 que você pode comprar por 2 reais cada. Mas também tem livros atuais de culinária, conhecimentos gerais, romances, discos antigos para colecionadores e muito mais, uma mescla de tudo.
Continuando nosso tour, a próxima parada é no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, mais um prédio histórico e com arquitetura portuguesa dos tempos de colônia, você pode visita-lo de terça a sábado. A região do teatro é repleta de lojas e banquinhas de camelô. Não precisa se assustar com a bagunça e com o movimento, mas fique atento com as bolsas, câmeras e celulares afinal de contas você está no coração do centro do Rio de Janeiro.
Partindo para parte final do passeio pelo centro histórico vamos conhecer a Lapa! Começando pela Catedral Metropolitana de São Sebastião, um ícone da cidade por ter uma arquitetura diferenciada e ser sede do MAAS, um museu que conta sobre o povo brasileiro e a forma que vivemos. Ao lado dela estão os Arcos da Lapa, que na realidade é um antigo aqueduto construído para trazer água do morro Santa Teresa para a parte baixa da cidade. Hoje em dia os Arcos da Lapa viraram cartão postal do Rio.
E pra fechar geral antes (ou depois) da feijoada, um pulinho na Escadaria Selarón que fica bem escondida em meio a ruazinhas todas grafitadas. São diversos lances de escada, todos decorados com azulejos de diversas partes do mundo, frases e imagens.
Rende belas fotos quando você consegue encontra-la vazia, algo raro. Um pouco mais sobre a Lapa, ela é muito famosa por suas atrações noturnas, diversos bares como o Lapa 40 graus e o Rio Scenarium são locais de muito chopp gelado, rodas de samba e pagode com festas que rolam madrugada adentro.
Mas também achei a Lapa um lugar delicioso para terminar o dia de tour pelo centro histórico do Rio. Na rua do Lavradinho, onde fica o Rio Scenarium, você encontra diversas opções de restaurantes diurnos e bem tranquilos, além da rua em si ser um charme.
Escolhemos o Santo Scenarium para almoçar, um lugar incrível, ambiente e decoração nota MIL (vou deixar as fotos e vídeos contarem melhor) e tem a feijoada de comer rezando que comentei no começo do post, eu sou apaixonada por feijuca e vou falar pra vocês que foi a melhor que já comi até hoje, acompanhada de uma farinha fininha, feita na manteiga!! Ahh.. Senhor!!! Você estará em um bar Santo e vai provar o prato dos Deuses rs.
Outra sugestão de restaurante familiar é o Bar Ernesto, um bar meio que restaurante alemão na esquina da rua que sobe para a escadaria. Ernesto foi um imigrante que fundou o local a dezenas de anos atrás e hoje quem toca o estabelecimento é seu neto, que está sempre na área para garantir um atendimento nota mil e fotos com os turistas.
Algumas atrações adicionais na região que acabei não incluindo em meu roteiro mas que você pode desbravar no mesmo dia são: Biblioteca Nacional, Museu Histórico Nacional, Museu de Arte Moderna e Museu da Imagem e do Som, todos a distâncias caminháveis. A Marina da Glória também está logo ali, um pulinho. Bom pessoal, acho que é isso!!
Recomendação sobre o Rio de blogs amigos:
Mini guia Rio de Janeiro por Let´s Fly Away
Um pouco sobre o centro histórico do Rio por Juni pelo Mundo