Culinária Criolla e onde comer em Salta – Norte da Argentina
Em outros posts contei tudo sobre como é Salta e passeios pela região, também falei um pouco sobre gastronomia de lá! Nesse post quero dar algumas dicas do que comer e alguns restaurantes que provei na cidade de Salta, antes de viajar fiz algumas pesquisas no Trip, no Blog Aquí me Quedo e na internet em geral. Mas também escolhi restaurantes lá na hora, ao andar pela pequena cidade os que me pareciam melhores!
O que comer?
A região é famosa pela culinário Criolla que é composta basicamente de ensopados, pratos que levam milho, feijões, tomates e batatas. Além de a carne de vaca em toda a argentina ser sensacional. Então eu recomendo provar os pratos abaixo durante sua viagem:
Tamales & Humitas – são entradas, é um tipo de massinha meio purê de milho com carnes e temperos. São enroladas em folhas de milho e assadas ou cozidas, como uma pamonha. Bem saborosas, provei em dois restaurantes e gostei muito.
Locro – dentre todos os ensopados, esse é o mais famosos. Leva milho, feijões brancos, molho de tomate, carnes cozidas junto com o osso para dar mais sabor e um tipo de milho local chamado “maiz” que tem os grãos um pouco mais durinhos, parecido com uma canjica. Não achei sensacional, os temperos fazem a vez do prato mas não é de comer de babar rs.
Empanadas Salteñas – são as tradicionais empanadas argentinas feitas de carne com temperos e assada. Porém as salteñas são menores e com batata e/ou milho no recheio. Muito gostosa e como são pequenas peça duas de uma vez rs.
Lomo (carne) – lomo de qualquer forma; com molho de cogumelos, com batatas fritas, purê ou salada, mas peça lomo enquanto estiver em Salta pois a carne é “una manteca” como dizem os salteños. É o nosso filé mignon porém o bife acaba sendo bem maior. Há outras carnes famosas como bife de chorizo e ojo de bife mas o que o povo local dizer ser a melhor carne da região é o lomo.
Carne de Lhama – durante o passeio até Purmamarca, na parada de San Antonio de Los Cobres, que fica no alto do deserto, provei carne de lhama. O animal é como a vaca para o povo do alto da montanha, é o que conseguem produzir para sobreviver por lá. A carne tem um sabor muito similar ao de carne de vaca e uma textura um pouco mais fibrosa. Você pode prova-la empanada, ensopada ou um simples bifinho.
Papines – são pequenas batatas com casca rocha e que não crescem muito. São típicas do solo do deserto e tem o sabor igual de uma batata comum mas a textura parece a da batata doce. Salta é exportadora dessa batata para importantes países como Japão & EUA.
Torillas de rua – em Purmamarca há muitos desses carrinhos vendendo essas tortillas que nada mais são do que uma fina massinha assada na brasa do carvão e recheada com presunto e queijo. Uma delícia, especialmente depois de um dia super cansativo de passeios, parece que até nos conforta.
Onde comer?
La Criollita Empanadas – segui a recomendação do Aquí me Quedo + TripAdvisor + recepção do hotel e não me arrependi, provei as empanadas com uma cerveja fabricada em Salta mesmo após algumas horas de city tour, adorei! Está bem centralizado: rua Dr F de Zuvir a 306.
Posada de Caseros – delicioso, cardápio completo com massas frescas, carnes, comidas criolla e muito mais! Provei o lomo com molho de cogumelos e aspargos, devo dizer que foi um dos melhores lomos que comi na argentina, perdeu para uns dois ou três restaurantes de Beunos Aires. Chegue cedo pois fica lotado! O atendimento também foi excelente e os preços normais. Super centralizado, Calle Caseros 263.
El Charrua – também oferece cardápio completo, o forte da casa são os pratos de parrilla completa para duas pessoas mas atenção pois o prato traz o famoso lomo mas vem com as entrañas (rins, moelas etc.). De qualquer maneira o restaurante também oferece carnes como lomo e as regulares. Provei os ravioles de salmão defumado pois é a segunda especialidade da casa, adorei! Estava bem suave e a garçonete me indicou um vinho que harmonizou perfeitamente. Calle Caseros 221.
Restaurante Don Salvador – Hotel Almeria – número 1 do TripAdvisor e com razão, o cardápio oferece pratos sofisticados e super saborosos! Os pratos são decorados e o carro chefe é o cordeiro com purê de batatas, muito bom! Calle Vicente Lopez 146.
Veja também outros posts sobre Salta:
Salta e Região, uma viagem pelo Norte da Argentina
Detalhes do passeio até Salinas Grandes e Purmamarca
Cafayate e a Rota do Vinho no Norte da Argentina
07 Motivos para ir a Salta no Noroeste da Argentina