Santuário de Fátima em Portugal – guia completo para sua viagem!
Santuário de Fátima em Portugal – todos os detalhes que você precisa para planejar sua viagem a esse destino tão importante do país. E para a comunidade católica do mundo todo!
Visitar o Santuário de Fátima em Portugal é uma experiência muito importante para a comunidade católica e também um passeio delicioso próximo a Lisboa. Durante minha viagem às terras lusas pude viver esse momento e achei bem interessante.
Aprendi muito sobre a história que torna o local sagrado (li no guia e minha sogra que é devota de Nossa Senhora também me contou com mais emoção). Então vou contar pra vocês como é conhecer o Santuário de Fátima em Portugal.
Se você chegou no blog através desse texto de Porto, recomendo também a leitura abaixo que traz dicas gerais de Portugal e uma sugestão de roteiro de 10 dias pelo país:
Roteiro em Portugal: 10 dias com Lisboa, Fátima, Alentejo e Porto
Santuário de Fátima em Portugal – História:
Nossa Senhora de Fátima fez três aparições neste local. Três crianças que descansavam aos pés de uma árvore após cuidar de um rebanho relataram a história: são elas Lucia (que viveu até 2005), Francisco e Jacinta que morreram ainda crianças vítimas de epidemias.
Conhecidos como os três pastorzinhos, as crianças contaram te-la visto pela primeira vez em 13 de Maio de 1917, avistaram um raio de luz gigante e uma mulher mais brilhante do que o sol apareceu pedindo que todos rezassem mais e informando que voltaria todos os meses no dia 13.
Nos meses seguintes poucas pessoas se juntaram aos pastorzinhos pois não acreditavam na história porém, em Outubro somaram 70 mil pessoas no local para vê-la e o relato de muitos era de ter avistado o “milagre do sol” onde o sol parecia expandir-se e girar no céu.
Em uma das aparições, Nossa Senhora revelou três segredos às crianças sendo que dois deles foram revelados por Lucia (única sobrevivente) em 1941.
O primeiro segredo descrevia uma visão de demônios e humanos sofrendo no fogo do inferno e o segundo previa uma guerra ainda mais complicada que a primeira guerra mundial. O terceiro segredo foi repassado ao Vaticano antes da morte de Lucia e nunca revelado.
A história é de muita comoção e move 6 milhões de fiéis por ano para o santuário, apesar de ainda ser muito discutida se de fato é real. Céticos acusam a igreja católica de manipular os fatos e usar uma história para fidelizar e catequizar pessoas. De qualquer maneira, o Santuário é lindo demais e vale muito a visita.
Santuário de Fátima em Portugal – Como Chegar:
O santuário fica na cidade de Fátima a 128 kms de Lisboa e recomendo duas maneiras de chegar até lá:
- Carro saindo de Lisboa: através da rodovia A1 sentido norte. Coloquei Fátima no roteiro a caminho do Porto antes de parar em Óbidos.
- Passeios guiados: você pode fazer um bate e volta até o santuário em conjunto com outras paradas históricas. abaixo alguns tours a partir de Lisboa com a Get Your Guide que recomendo:
Passeio até Fátima, Batalha, Alcobaça e Óbidos
Passeio até Fátima, Batalha, Nazaré e Óbidos
Não recomendo transporte público pois você precisará fazer conexões em outras cidades, podendo ser demorado e saindo quase que o preço do passeio guiado.
Quanto tempo ficar:
Para conhecer bem o Santuário recomendo meio período; tempo suficiente para entrar nas 3 igrejas do local, acender uma vela, pegar uma missa e comprar alguns souveniers nas lojinhas que ficam bem em frente.
Foi o que fizemos, chegamos bem cedo as 8am e por volta das 12pm estávamos almoçando para depois seguir caminho rumo a Óbidos.
Como é o Santuário de Fátima em Portugal e como explorar:
O santuário é uma espaço grande onde estão os 4 principais pontos de interesse:
- Capela das aparições: local onde Nossa Senhora apareceu, hoje uma capela onde ocorrem orações e missas de hora em hora. Ao lado da capela está uma área reservada para os fiéis acenderem velas que são vendidas ali mesmo.
- Árvore Sagrada: local original onde os pastorzinhos aguardavam pela aparição de nossa Senhora. Fica bem em frente a capela das aparições.
- Santuário de Fátima: uma linda igreja construída para homenagear nossa senhora e onde estão os túmulos dos pastorzinhos.
- Basílica da Santíssima Trindade: no extremo oposto do santuário está o quarto maior templo católico do mundo.
Entre a capela das aparições e a basílica há uma grande área em que fiéis caminham de joelhos para agradecer bençãos ou pagar promessas, vi alguns fiéis dando até mais que uma volta, bem emocionante. Estar no santuário é bem emocionante, são centenas de pessoas evocando energias positivas, agradecendo e acreditando em uma história do bem.
Saindo do complexo onde estão os pontos de atrações acima, bem em frente, há uma rua com diversas lojas de souveniers, terços, chaveiros e muitos outros artigos. Os preços são bons e você pode comprar em “pacotes” por exemplo, comprei 12 terços por 10 euros. Tem de tudo; imã de geladeira, bíblia, panos de prato, artigos para decoração de casa etc. A sua maioria com temas religiosos 🙂
Dica de restaurante na região:
Pra fechar à visita a cidade de Fátima, saindo do Santuário fomos de carro para um restaurante local e bem tradicional, recomendação de um amigo português do meu sogro. Nossa experiência foi uma delícia, almoçamos como um morador local.
O restaurante chama-se Petisqueria das Ferrarias na Estrada de Fátima cruzamento com a Rua Fonte da Caldeira, telefone +351 244 704 434.
SEGURO VIAGEM para PORTUGAL com até 10% de desconto – usem o cupom TURISTANDO5 e pague no boleto bancário! COMPRE AQUI!