Melhor seguro viagem internacional – com cupom de desconto
Como escolher o melhor seguro viagem internacional?
Aqui eu vou falar detalhadamente sobre os itens que você deve levar em consideração para escolher o melhor seguro viagem internacional para você. E tem cupom de desconto especial para leitores do blog!
Recentemente passei pela experiência de acionar o seguro viagem internacional do meu filho de 1 aninho. Estávamos na Disney em Orlando e havíamos acabado de retornar de uma viagem de 5 dias nas Bahamas.
Esse acontecimento (que contei no artigo sobre seguro viagem para bebês) me fez pensar em quão importante é você avaliar todos os detalhes para escolher o melhor seguro pro seu perfil.
Seguro viagem internacional – vale a pena comprar? É obrigatório?
Para descobrir se o seguro viagem internacional é obrigatório em seu destino você precisa saber se esse país faz parte do Tratado de Schengen.
Melhor maneira de validar essa informação não é jogando no Google rs mas sim entrando no site do consulado ou embaixada do país que você pretende visitar.
Ou até mesmo entrar no site da IATA Travel Centre e simular sua viagem, lá você verifica toda a documentação necessária para entrar em seu destino.
Se vale a pena comprar seguro viagem quando o seu destino não te exige? SIM, vale muito a pena!! A paz e tranquilidade de ter acesso a médicos e hospitais sem correr o risco de pagar fortunas por isso, não tem preço.
São pouquíssimos países que oferecem saúde pública, como é o caso do Brasil e Argentina. Estados Unidos, países europeus e a maior parte da Ásia tem um sistema particular de saúde ao qual o turista só tem acesso mediante pagamento.
Alguns países se precavem exigindo o seguro na porta de entrada, afinal de contas, é proibido negar atendimento médico quando se tem um paciente em estado de emergência.
Mas vamos lá, você vai fazer uma viagem internacional, conhecer outras culturas, provar da gastronomia local, fazer passeios e etc. Certamente você reservou uma grana pro hotel, pros comes e bebes etc..
Por que não considerar também um orçamento pro seguro viagem? O custo dele perto do total da viagem não é nada! Já o benefício proporcionado caso você precisa aciona-lo é gigante, não tê-lo pode colocar a viagem toda por água abaixo.
Então eu sou da opinião que não só vale a pena como é ESSENCIAL ter seguro viagem para a família toda.
Como escolher o melhor seguro viagem internacional:
Minha dica aqui é escolher um seguro viagem adequado ao seu perfil e das pessoas que viajam com você. Leve em consideração:
- Tem alguma gestante? Olhe na cobertura se contempla gestantes, idade máxima e até quantas semanas. Aqui nesse artigo eu falo detalhadamente sobre seguro viagem para gestantes.
- Algum idoso? Garanta na cobertura que a idade está dentro.
- Temos crianças ou bebês? Todos os seguros cobrem crianças sem restrições, o que indico aqui é comprar um seguro com a maior cobertura possível. Crianças têm a imunidade mais baixa, são sapecas e tendem a precisar mais do seguro do que adultos.
- A agenda da viagem está apertada? Considere um seguro viagem que contemple não apenas cobertura médica mas também garantias logísticas como danos a bagagem, garantia de retorno, despesas em caso de bagagem extraviada, voos cancelados etc..
Referências de custos SEM o seguro viagem:
Alguns valores para referência (dados do site The Kaiser Family Foundation):
- Uma diária hospitalar U$3000
- Uma consulta médica U$200
- Tratamento para uma infecção viral U$8500
- Meio período na emergência com um exame de raio X: U$1600 – minha experiência pessoal
Custos de terceirização médica – em muitos países é muito os hospitais terceirizarem alguns profissionais, inclusive médicos. Nesses casos, caso você receba atendimento de um profissional terceirizado, o hospital NÃO pode te cobrar as despesas no momento e elas virão por correio dentro de 90 dias após a data de saída do hospital. Aconteceu comigo! Veja mais abaixo.
Para ter paz e tranquilidade em relação aos custos (inclusive os de terceirização) e mesmo em destinos nacionais, compre sempre um seguro viagem para seu bebê e para toda a família. Além das despesas médicas e hospitalares, os seguros geralmente cobrem os itens abaixo:
- Assistência na Localização da Bagagem
- Atraso de Bagagem
- Cancelamento de Viagem
- Cancelamento de Viagem Total ou Plus Reason
- Danos à Mala
- Despesas Extraordinárias por Permanência Forçada
- Interrupção de Viagem
- Orientação em Caso de Perda de Documentos e Cartão de Crédito
- Seguro de Bagagem Extraviada
Comprando o seguro & cupom de desconto:
Eu recomendo comprar através da Seguros Promo que é uma plataforma web com parceria exclusiva com praticamente todas as seguradoras aqui do Brasil, os preços são bem especiais. Ao realizar a busca no site você receberá uma lista de todos os seguros disponíveis para a data e destino que deseja.
Você pode comparar os preços e coberturas de todos eles antes de comprar. Super prático e com o melhor preço do mercado, como o blog é parceiro da Seguros Promo você ganha 5% de desconto usando o cupom TURISTANDO5 em nossos links 🙂
Mas vamos lá, alguns pontos super importantes a considerar no processo de compra do seguro viagem internacional, além dos itens mencionados acima:
- Compre o seguro com antecedência. Não deixe para comprar na hora “se” rolar um imprevisto. Recomendo comprar com pelo menos 30 dias de antecedência de sua viagem.
- Compre o seguro com uma cobertura combinada com as datas dos voos de ida e volta.
- Leia atentamente as coberturas antes de apertar o botão comprar. A Seguros Promo lista com clareza TUDO que está incluso e os valores máximos.
- Tente encontrar o seguro com melhor custo benefício; as vezes por uma diferença relativamente baixa você pula de uma cobertura de 10K para 60K, por exemplo. Vale muito a pena (veja minha experiência nos Estados Unidos logo abaixo e você vai entender melhor esse item).
Eu gosto muito do Affinity 110, sempre compro ele. Antes de minha experiência na Disney eu comprava seguros com cobertura entre 50 e 100 mil dólares mas.
Passando pelo receio de ter que gastar mais do que minha cobertura, decidi que vou sempre comprar com valores entre 150 e 300 mil dólares. Minha opção com cobertura mais alta seria o GTA 275 – Planet Internacional, inclusive foi ele que adquiri quando estava gestante.
Acionando o seguro viagem internacional:
Agora que você escolheu o melhor seguro viagem internacional e comprou. E como funciona caso você precise dele durante sua viagem? É super simples!!
Antes de embarcar leve consigo a apólice com os telefones internacionais e com o canal de atendimento para emergências (pode leva-la virtualmente mesmo). Muitas empresas têm usado whats app para isso.
Se você precisar de um atendimento médico sem urgência poderá acionar a seguradora e solicitar o agendamento, demora um pouco mas você não precisa despender de recursos financeiros durante a viagem (geralmente).
Em casos de emergência você pode se dirigir diretamente ao hospital mais próximo, arcar com as despesas e solicitar o reembolso ao retornar. De qualquer maneira, mesmo em casos de emergência, é recomendável acionar o contato indicado na apólice.
Para o reembolso você precisará de toda documentação da emergência; relatório médico, prescrições e recibos de pagamento. Por isso não esqueça de pedi-los no hospital.
Eu recomendo manter contato constante com a seguradora DURANTE o processo de emergência. Esses são os procedimentos mais comuns. Para se assegurar você pode ligar na seguradora alguns dias antes de sua viagem e confirmar se não houve mudança e se esse procedimento se aplica ao seguro adquirido.
Contei minha experiência acionando o seguro viagem internacional no artigo abaixo!!
Seguro viagem para bebês – vale a pena comprar?
Enfim, essa foi minha experiência e tudo que aprendi sobre comprar melhor seguro viagem internacional. Se você também passou por algo assim, conta pra mim como foi ali nos comentários.
Salve esse artigo em seu Pinterest: