Maternidade – sobre a melhor viagem da minha vida!
Lá se foram mais de 20 dias desde que escrevi meu ultimo post aqui no blog. No dia 21/11/2017 revisei a minha malinha maternidade e fui pro hospital, eu nem imagina que estava prestes a embarcar no mais longo voo para a melhor viagem da minha vida; a maternidade.
Leia mais: Melhores livros para gestantes
Sou mãe de primeira viagem sim mas, achei que estava super pronta pra essa jornada.
Li “muito” a respeito de tudo: sobre o parto, amamentação, puerpério, como limpar o coto umbilical, como trocar fraldas… eu até sabia como iria brincar com meu bebê recém nascido.
Ledo engano, eu não sabia de nada!! Vire mãe depois que meu filho nasceu e passei a aprender com ele todos os dias!!
Eu, ele e meu marido passamos a nos entender como família e como as coisas funcionariam melhor pra gente na prática e nem sempre conforme havíamos planejado!
A realidade é que ninguém está pronta para a maternidade (ou para a paternidade). Ela simplesmente acontece em nossos corações!
Não há livro que consiga ensinar a lidar com as emoções e sentimentos que chegam junto com o primeiro filho. Muito aprendizado e muito amor, muito amor mesmo, acontecem nos primeiros meses de vida da família.
“Lu mas você indica MUITOS livros para ler durante a gestação, tudo besteira?” Não! A leitura informa, orienta e ajuda bastante nos momentos difíceis, são coisas diferentes que estou falando.
Aprender a pega correta para amamentar é na prática e se você leu e sabe das diferentes possibilidades, os testes são mais rápidos. Mas no final das contas, o melhor jeito quem vai definir é você com seu bebê ali, na hora H, deu pra entender? NÃO deixem de ler e de se informar mamães.
Você só sabe o que é trocar 8 fraldas por dia trocando 8 fraldas por dia, você só entende o amor materno e fraterno ao pegar seu filho no colo. As noites sem dormir, o choro do bebê que você ainda não sabe o que significa, as cólicas e ainda por cima, tudo isso junto com a recuperação do parto e com essa leva de sentimentos; preocupação, cuidado, amor, proteção etc. (e bota etc. nisso rs).
E de tudo isso existe uma única coisa que todos nós estamos mais do que prontos para a maternidade/paternidade; essa coisa é o amor! Minutos depois de sair da minha barriga, peguei o Edu nos braços chorando desesperadamente, cantei pra ele a música que cantava durante a gestação e de repente ele abriu os olhos procurando de onde vinha aquele som que claramente ele reconhecia. Logo se acalmou e a mamãe aqui foi quem abriu o berreiro de tanta emoção.
Deste momento em diante eu me transformei. Assim como o papai se transformou ao ser o primeiro colinho do nosso filhote, ao perceber que os braços dele (papai) acompanhados de sua voz, também vinham com um poder gigante sobre essa criaturazinha que acabávamos de trazer ao mundo. E sim, trouxemos ele ao mundo por que eu e ele decidimos juntos e estamos juntos nessa viagem. Cada um do seu jeito e com suas habilidades (papai adora dar o banho).
Bom, aí em cima ficou um pedaço do meu coração pra vocês sobre a maternidade. Agora sobre dicas práticas para futuras mamães que passarem por aqui..
1. Planeje ter dedicação TOTAL ao bebê nos seis primeiros meses.
Não vai dar tempo de ler revista, ver tv, ligar para as amigas e por vezes nem de escovar os dentes. Então, já prepare tudo pois esse tempo é pra você e para o bebê. Mesmo com ajuda, pois o bebê mama de hora em hora no começo e quer muito colo da mamãe.
Essa parece uma dica simples e que você encontra em todos os lugares certo? Sim e não! Eu já sabia que os primeiros meses eram intensos mas, no fundo, sempre pensava que daria tempo de fazer alguma coisinha pra mim e acabei me frustrando um pouco. Até que aceitei o fato de que esse primeiro semestre era todinho do Edu, depois disso, quando conseguia fazer algo (ir a academia, ligar para uma amiga ou ver uma série) era ótimo, me sentina maravilhosa e não frustrada!
2. Tendo em vista o #1; peça ajuda para a vida seguir.
Além do marido traga a mãe, a sogra ou alguém de confiança para as primeiras semanas. Não sei o que seria de mim sem esse time, eu já sabia que minha mãe era um presente de Deus, hoje eu agradeço diariamente por esse presente, a maternidade dela pra mim.
Fato é que você não terá tempo de cozinhar, lavar a louça, levar o lixo, ir ao mercado e etc. Eventualmente, nem seu parceiro vai conseguir, por isso, se você tem essa possibilidade, reforce a equipe no começo.
Depois de um tempinho (uma ou duas semanas) eu acho importante você e seu parceiro estarem sozinhos com os cuidados do bebê, principalmente antes do parceiro voltar ao trabalho. E por que penso assim? Pois vocês poderão, como família, definir algum tipo de rotina e entendimento da dinâmica da casa.
3. Puerpério existe e é sério, leia sobre, fique atenta e peça ajuda se necessário!
O que é o puerpério? Puerpério é o nome dado a fase inicial de vida do bebê e da mamãe, dura aproximadamente 45 dias. Nestes dias os hormônios da mulher estão se regulando e com isso há uma explosão de sentimentos que acontece. E não é frescura! É real, eu senti tristeza, alegria, medo e insegurança! E muitas vezes eu sentia tudo isso em menos de uma hora rs.
Essa roda gigante de sentimentos se ajeita sozinha, sem medicamentos. Assim foi comigo e é com muitas mulheres mas, é ESSENCIAL se cuidar nestes dias para não deixar algum sentimento tomar conta e se tornar uma depressão pós parto.
Por aqui eu rezei muito e cantei muito para o Edu, cantar o fazia olhar de um jeitinho especial pra mim e logo meu coração se enxia de alegria e amor pra curtir esse momento maravilhoso. Também conversei sobre o que sentia com meu marido e não fugi dos sentimentos! Acolhia todos eles e hoje quando olho pra trás vejo quão importante para o meu autoconhecimento foi ter acolhido cada lágrima!
Compre aqui o melhor livro para mamães: Disciplina Positiva
4. Dê colo, MUITO COLO! O colo cura, o colo afaga, o colo é a VIDA do bebê. NÃO cai na besteira de que muito colo deixa a criança mimada.
Quando você olhar pra esse anjinho em seu colo lembre-se que ele ou ela depende 100% de você; pra comer, pra matar a sede, pra fazer o calor ou frio passar etc. E a única forma de se comunicar é o choro!! Então dedique-se, de amor, colo, carinho, converse, brinque e tenha muita paciência. Ele/a veio ao mundo por você e depende de você para crescer, pra se sentir bem!! Choro não é manha, é um pedido de algo.
5. Tenha paciência, resiliência e não se compare com mais ninguém.
O ser humano tem o péssimo costume de se comparar! Cada criança é única, cada família é única e tem o seu tempo de fazer as coisas. Se o seu leite só descer com 7 dias, é por que esse é o seu tempo e o do seu bebê. Se o seu bebê ainda não dorme mais de 2 horas como o de suas amigas, é por que o tanto que ele/a dorme é o necessário para ele/a.
Não falte as consultas pediátricas para verificar se o bebê está crescendo e se desenvolvendo de forma saudável e siga as orientações de seu médico/a, isso sim é parâmetro, não as comparações sociais com outras famílias combinado?
6. Seja confiante! Em você e em sua família, enterre o medo.
Hoje, quando olho para trás, vejo que esse item #6 me fez MUITA falta. Eu tinha medo de errar e esse medo me impedia de fazer coisas simples como por exemplo dar uma voltinha na calçada com Edu no canguru! Por volta de 2 meses, depois de estar o tempo todo dentro de casa e entendendo que, eu precisava parar de ter medo, enfrentei-o!
E foi maravilhoso! É vivendo a maternidade com seu bebê que vocês aprendem a viver juntos e confiança, do seu lado mamãe, é essencial para o sucesso. Você demonstra o que sente pro bebê e uma bebê sendo amamentado e cuidado por uma mamãe confiante é infinitamente mais feliz!
Mas olha só, a confiança não vem sozinha ta?! E não se culpe, isso é normal! Você acabou de colocar uma vida aqui no mundo, a responsabilidade é enorme e da medo. Mas seja forte e busque dentro de você essa confiança, ela está aí, acredite em mim! A maternidade é uma dadiva divina e tudo é perfeitamente preparado!
Bom pessoal, acho que é isso, beijão!
Oi Lú, que lindo…. que viagem maravilhosa… aproveite bastante…afinal ela vai durar a vida toda..kkkkkkk
beijos,
Adri
Estou aproveitando muito Dri.. amanda cada segundo!!!
Luuu!!! Que lindo!!! Chorei de emoção aqui ao sentir seu texto. Lindo! E te desejo toda felicidade do mundo nessa viagem amiga! Parabéns pelo bebe cheio de luz, saúde e fofoooo!!! <3
Fico feliz que sentiu o texto, esse é o objetivo ?
Ehh!! Obrigada pela indicação!! Sei artigo está demais de bom!!