Viajar grávida o por que você deve sim embarcar gestante!

Toda mulher que é apaixonada por viagens fica com aquela dúvida sobre como vai ser viajar grávida. Se podemos ou não andar de avião, que destino escolher e assim por diante.

Eu sempre tive essa preocupação; se poderia viajar grávida, até quando poderia embarcar e pra onde poderia ir com o barrigão. Agora que sou mamãe percebi que é tudo muito simples e que devemos SIM viajar durante a gestação, pelo menos uma vez!

Viajar grávida é algo super saudável e que faz um bem enorme pra mamãe, pro papai e pro baby a caminho.Nossa babymoon (assim chamada a viagem durante a gestação) foi uma das melhores que fiz em minha vida.

Grávida pode viajar de avião?

viajar grávida

A resposta binária do sim ou não quem deve te dar é seu médico. No geral gestantes podem viajar de avião sim. Exceto quando a gravidez é de risco e há alguma complicação. Caso esteja tudo bem com a mamãe e com o bebê, a viagem durante a gravidez deve ser liberada pelo seu médico.

Geralmente os médicos pedem para as mamães viajarem até no máximo meados do oitavo mês. Por volta da semana 36 em diante não recomendam mais pois a probabilidade da mulher entrar em trabalho de parto no voo é alta.

Atenção as regras das companhias aéreas, elas diferem de companhia para companhia. Basicamente elas delimitam até que idade gestacional aceitam mamães a bordo, quando é necessário autorização ou até mesmo a presença de um médico. 

Falei em detalhes sobre o tema neste texto ao lado: Grávida pode viajar de avião? Recomendo a leitura para se atentar as regras das companhias, dicas para se preparar para o voo como usar meias de compressão, reservar assentos próximos ao banheiro e etc.

Quando viajar grávida:

viajar grávida
Em Gramado com 17 semanas, quase sem barriguinha
viajar grávida
Em Miami com 23 semanas, final do segundo trimestre

Primeiro trimestre:

  • Prós: você ainda não ganhou barriga, as roupas ainda servem e fica mais fácil ir e vir pelos pontos turísticos.
  • Contras: enjoos constantes e sono, MUITO sono. Eu pelo menos queria dormir a tarde inteira no primeiro trimestre.

Segundo trimestre ** PERFEITO **

  • Prós: passaram os enjoos, a disposição voltou com tudo e a barriga ainda está relativamente pequena no quarto e quinto mês.
  • Contras: algumas roupas não servirão mais pois mesmo sem muita barriga ela já estará dando as caras.

Terceiro trimestre:

  • Prós: uma viagem pode servir como uma distração para a ansiedade pré parto que estará a mil por hora.
  • Contras: você estará bem cansada pois carregar um baby praticamente formado no ventre demanda energia. Dormir já vai estar bem complicado e há muitas atividades que você não poderá fazer como agachar por exemplo rs. Talvez uma escapadinha rápida pra praia caia nesse terceiro trimestre.

E por que você deve viajar grávida pelo menos uma vez:

Como comentei acima, vivi momentos inesquecíveis durante minha babymoon. O casal está todo sensível com a nova fase, geralmente mais conectados e mais animados com tudo o que vem pela frente.

Conhecer lugares novos ou revistar destinos prediletos já é uma delícia, com o baby crescendo e com toda essa explosão de sentimentos que nos acomete nesta fase torna a viagem mais especial ainda.

Mesmo que seu objetivo não seja realizar o enxoval do bebê durante a viagem, você vai acabar entrando em uma loja ou outra e trazendo uma lembrancinha.

Você vai imaginar seu bebê turistando enquanto você o faz e eventualmente até vai senti-la/lo mexer durante a viagem, especialmente durante o voo quando eles ficam bem agitados.

Outro motivo pelo qual você deve viajar grávida sim é a nova fase que vem pela frente, esse talvez seja o motivo mais importante. Quando o bebê nasce a rotina da casa muda, as noites em claro virão quase que certamente e tudo será novidade.

Uma viagem que antecede essa fase cria memórias pra apoiar a mulher durante o puerpério, pode ajudar a relaxar e conter a ansiedade pré parto e também descansar o corpo e a mente. Se preparar para tudo que está por vir!

viajar grávida
Criando memórias em Aruba – foto Lu
destinos
Descansando sem nem saber que ficaria 8 meses sem dormir uma noite toda, mas sempre com muito amor <3 Foto Lu

Dicas para o planejamento de sua viagem:

  • Escolha um destino que seja tranquilo, nada com muitas atrações turísticas nem cansativo
  • Reserve um hotel com boa infraestrutura, elevadores, café da manhã, ar condicionado, piscina, próximo as atrações turísticas, restaurantes etc.,
  • Monte um roteiro light,
  • Converse com seus companheiros de viagem para que todos estejam na mesma página,
  • Faça um seguro viagem gestante que tenha cobertura para você e para o bebê,
  • Atenção para uma mala completa

Seguro Viagem Gestante – entenda tudo sobre o tema e compre pelo link abaixo com 10% de desconto usando o cupom TURISTANDO5 e pagando no boleto.

O texto indicado acima explica detalhadamente o por que você precisa contratar um seguro viagem se estiver gestante e o que considerar como cobertura. O link abaixo é o seguro mais indicado para gestantes!

[seguros_promo_shortcode tags=”CAIXAVIAJARGRAVIDA” theme=”card-large” coupon=”TURISTANDO5″ ideal_para=”12″ ideal_para_lbl=”Gestantes” /]

Minhas experiências:

17 semanas – fiz uma viagem para Gramado sozinha (ou melhor, acompanhada apenas do Edu) pois meu marido não pode ir e era uma oportunidade profissional aqui pelo blog – > foi muito gostoso e bem tranquilo. Nessa fase eu tive bastante sono então optava por sair logo cedo e curtir bem o dia. Tomava um lanche no final do dia e já voltava pro hotel para um bom banho e para descansar.

23 a 25 semanas – essa foi nossa babymoon, fizemos uma viagem a Nova York (com uma parada rápida em Orlando e Miami), Aruba e Buenos Aires e dessa vez embarcamos todos; eu, meu marido e Edu -> foi simplesmente maravilhosa essa viagem. Curtimos demais um ao outro e nosso Edu que estava na barriga, cantávamos música pra ele e inexplicavelmente ele mexia um montão na barriga.

viajar grávida
Ensaio gestante que fizemos em Nova York

Aruba foi um destino tranquilo e relaxante, já Nova York foi um pouco mais cansativo por ser uma cidade grande e com muitas atrações. Só a colocamos em nossa babymoon pois já a conhecíamos e fizemos tudo bem light.

Optei por sair logo cedo todos os dias pra curtir Nova York, perto do horário do almoço voltávamos pro hotel para descansar, tomar um bom banho e renovar as energias antes de sair pra jantar e curtir um pouco mais da cidade.

Buenos Aires também foi tranquilo pois já conheço de cabo a rabo a cidade, moramos lá por um ano e fomos apenas para matar as saudades. Na realidade foi uma viagem pra descansar e passear aleatoriamente, e claro, tomar muito sorvete 🙂

viajar grávida
Flamingo Beach em Aruba – foto Lu
viagem gestante
Palm Beach em Aruba – foto Lu

Bom pessoal acho que é isso, o principal objetivo desse post é motivar as mamães e papais a fazerem uma viagem grávida (ou melhor, grávidos). Vocês não se arrependerão, acreditem! E depois me contem como foi, pra onde foram e o que sentiram 🙂

pinterest
Resolva sua viagem com:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Instagram